27/03/2025 09:50 - INSTITUCIONAL
Projeto Sinergia do TRF1 capacita mais de 400 magistrados e servidores da Justiça Federal da 1ª Região
Créditos: Projeto Sinergia
O Projeto Sinergia - instituído pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para realizar governança e gestão de soluções com o uso de Inteligência Artificial (IA) na 1ª Região - já capacitou oficialmente 414 magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Justiça Federal da 1ª Região. O grupo de trabalho, designado para o desenvolvimento do projeto em outubro de 2024, tem realizado treinamentos presenciais e específicos no TRF1 e nas Seções Judiciárias.
O Projeto Sinergia é coordenado pelo juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional Náiber Pontes de Almeida e composto pelos juízes federais Rodrigo Gonçalves de Souza e Rafael Lima da Costa, além do servidor do TRF1 Sergio Faria Lemos da Fonseca Neto. (Portaria Presi 1022/2024).
Confira os resultados das capacitações do Projeto Sinergia:
Segundo informações do relatório divulgado pelo juiz federal Náiber Pontes de Almeida, os resultados indicam disseminação do letramento digital, capacitação contínua e uso ético e eficiente de tecnologias baseadas em inteligência artificial, conforme exigência da Resolução CNJ nº 615/2025, especialmente o disposto no art. 19, § 3º, inciso I, que determina que magistrados(as) e servidores(as) devem ser capacitados previamente para utilização de sistemas de IA generativa em suas atividades funcionais.
A previsão do grupo de trabalho é que até junho de 2025 todas as Seções Judiciárias da 1ª Região terão recebido pelo menos uma turma de treinamento do Módulo I do Projeto Sinergia, garantindo a universalização da capacitação inicial em toda a jurisdição.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
391 visualizações