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Planejamento Estratégico

    Objetivos estratégicos da Justiça Federal da 1ª Região para os anos de 2021-2026

    Ampliar a oferta de serviços digitais
    Pretende-se automatizar procedimentos manuais e ampliar a quantidade de serviços prestados pela Justiça Federal da 1ª Região, de forma virtual, no portal, na intranet ou nos sistemas administrativos e judiciais, priorizando-se o peticionamento eletrônico e a entrega do serviço de forma digital

    Aprimorar a estrutura e os processos de trabalho da área cartorária
    Pretende-se dotar a área cartorária da Justiça Federal da 1ª Região de estrutura organizacional adequada, compatível com os serviços prestados e alinhada às melhores práticas de governança e de gestão e, ainda, aprimorar os processos de trabalho, de forma a otimizar a entrega dos procedimentos cartorários de forma ágil e efetiva

    Aprimorar a estrutura organizacional da área administrativa
    Aprimorar a estrutura organizacional da área judicial

    Pretende-se dotar as áreas administrativa e judicial da Justiça Federal da 1ª Região de estrutura organizacional adequada, compatível com os serviços prestados e alinhada às melhores práticas de governança e de gestão, priorizando-se a gestão por resultados e visando à eficiência operacional interna, à humanização do serviço, à desburocratização, à simplificação de processos internos e ao fortalecimento da autonomia administrativa

    Elevar a qualidade dos serviços prestados
    Pretende-se aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela Justiça Federal da 1ª Região, de forma a atenderem simultaneamente às normas e requisitos técnicos e às mais modernas técnicas de governança e de gestão

    Finalizar a migração dos sistemas processuais legados para o PJe
    Pretende-se migrar todo o acervo de processos judiciais digitais da 1ª Região disponível em outros sistemas processuais para o sistema PJe

    Fortalecer o clima organizacional e promover o bem-estar de todos
    Pretende-se oferecer a magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviço ambiente de trabalho humanizado e saudável, priorizando-se as relações interpessoais, o desenvolvimento profissional, a prevenção e a manutenção da saúde, o aprimoramento da qualidade de vida no trabalho e o incentivo ao trabalho criativo e à cooperação

    Incentivar e aprimorar a conciliação pré-processual
    Pretende-se estimular a comunidade a resolver seus conflitos sem necessidade de processo judicial, mediante conciliação, mediação e arbitragem, reduzindo-se a quantidade de ações ajuizadas na 1ª Região

    Incentivar a inovação
    Pretende-se criar e estimular a cultura da inovação entre os magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviço, priorizando-se o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, a desburocratização e a simplificação dos processos internos

    Promover a adoção de práticas sustentáveis nas iniciativas e nos processos de trabalho
    Pretende-se estimular o uso sustentável dos recursos naturais, dos recursos finitos e dos bens públicos, a promoção das contratações sustentáveis, a gestão sustentável de documentos, a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho e a redução do impacto negativo das atividades da Justiça Federal da 1ª Região no meio ambiente, com a adequada gestão dos resíduos gerados

    Promover e aprimorar a identificação e o processamento das demandas repetitivas
    Pretende-se estruturar e aperfeiçoar o sistema de precedentes estabelecido pelo novo Código de Processo Civil na Justiça Federal da 1ª Região, buscando-se racionalizar o processamento e o julgamento de casos análogos, fortalecer a segurança jurídica e reduzir o acúmulo de processos relativos à litigância serial

    Fonte das informações: Portaria Presi 224/2021, que instituiu o Plano Estratégico da Justiça Federal da 1ª Região

Objetivos estratégicos da Justiça Federal da 1ª Região para os anos de 2015-2020

Buscar a satisfação do usuário/cidadão
Prestar serviços de qualidade na busca da satisfação dos usuários da Justiça Federal, de modo a assegurar os direitos de cidadania. 

Agilizar os trâmites judiciais
Tornar a prestação jurisdicional mais ágil, com vistas à razoável duração do processo, mediante a implementação de ações que propiciem o aumento da produtividade de magistrados e servidores sem prejuízo da segurança jurídica e procedimental. 

Aumentar o número de processos encerrados por meio de conciliação
Desenvolver a conciliação, especialmente pré-processual, para ampliar o quantitativo de processos encerrados pela via conciliatória. 

Agilizar os trâmites judiciais dos processos criminais, de modo a combater a impunidade
Dar maior celeridade aos julgamentos, assegurando a razoável duração do processo, evitando a ocorrência de prescrição, e aumentar a produtividade em relação ao julgamento de crimes relacionados à improbidade administrativa, ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo. 

Aperfeiçoar a gestão da execução da pena alternativa
Propiciar maior eficiência na execução e na fiscalização de penas alternativas. 

Agilizar os trâmites judiciais no cumprimento do julgado
Promover a celeridade e a efetividade no cumprimento do julgado visando à diminuição do acervo de processos nessa fase. 

Agilizar os trâmites judiciais das execuções fiscais
Promover a celeridade e a efetividade nas execuções fiscais visando à diminuição do acervo.

Agilizar os trâmites processuais na busca do julgamento célere das ações de improbidade administrativa
Garantir a agilidade na tramitação dos feitos relacionados à improbidade administrativa pendentes de julgamento, a fim de assegurar a razoável duração do processo. 

Aprimorar o funcionamento do sistema de controles internos da Justiça Federal
Aperfeiçoar os sistemas de controles internos da Justiça Federal. 

Reduzir o acúmulo de processos relativos às demandas repetitivas e dos grandes litigantes
Aprimorar a gestão das demandas repetitivas, considerando os processos sobrestados por recursos repetitivos e de repercussão geral, a fim de reduzir o acúmulo desses processos.

Desenvolver o potencial humano nos órgãos da Justiça Federal
Fortalecer o grau de satisfação no ambiente de trabalho, promovendo políticas de gestão de pessoas que contribuam para o bem-estar de magistrados e servidores e para a melhoria do clima organizacional. 

Otimizar custos operacionais
Buscar a racionalização na aquisição e utilização dos bens e serviços por meio de ações conjuntas dos órgãos da Justiça Federal, atendendo aos princípios constitucionais da Administração Pública. 

Aprimorar a organização e as práticas de gestão estratégica da Justiça Federal
Propiciar aos gestores, magistrados e servidores ferramentas de planejamento, de tecnologia da informação, de gestão de projetos e de processo de trabalho, de comunicação e de monitoramento da estratégia que favoreçam a implementação da estratégia da Justiça Federal. 

Assegurar a efetividade dos serviços de TI para a Justiça Federal
Suprir as necessidades de infraestrutura tecnológica e de sistemas de informação visando à melhoria da satisfação dos clientes internos e externos da Justiça Federal em relação aos serviços de tecnologia da informação. 

Aperfeiçoar a governança de TI na Justiça Federal
Aperfeiçoar e consolidar conjuntos de estruturas organizacionais e de processos que envolvem a alta direção, as gerências de TI e as gerências de negócio nas tomadas de decisão sobre o uso de TI, para garantir o alinhamento entre as estratégias da JF e as operações das áreas de TI e de negócio.


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