Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

09/03/2020 08:50 -

Criação de comissão e palestra sobre empreendedorismo marcam o encerramento da Semana da Mulher

O encerramento da Semana da Mulher no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), ocorrido na última sexta-feira, dia 6 de março, foi marcado pela assinatura da Portaria Presi 9896321 que criou a Comissão de Estudos sobre a Participação Feminina na Justiça Federal da 1ª Região pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Carlos Moreira Alves. O evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, teve início no dia 2 de março e contou com uma série de atividades voltadas às servidoras do Tribunal.

A cerimônia de encerramento foi aberta pelo presidente do TRF 1ª Região, que destacou a relevância da iniciativa. “Pensamos que pela importância que vocês, mulheres, representam em nossas vidas particulares, sociais, econômicas e políticas, uma semana seria muito mais adequada do que um único dia para registrar esse momento”, afirmou o magistrado.

Segundo o magistrado, o ponto culminante dessa semana foi a criação da Comissão, que será presidida pela desembargadora federal Daniele Maranhão. A iniciativa segue determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, em 4 de setembro de 2018, por meio da Resolução Nº 255, instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. De acordo com o normativo, todos os ramos e unidades do Poder Judiciário deverão adotar medidas tendentes a assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional, propondo diretrizes e mecanismos que orientem os órgãos judiciais a atuar de maneira a incentivar a participação de mulheres nos cargos de chefia e assessoramento, em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais.

Na ocasião, a corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, elogiou a expressiva presença masculina na solenidade. “Estamos aqui com nossos servidores e nossos juízes, integrantes do nosso Tribunal, nos prestigiando. Isso é tão importante. Esse prestígio nos enaltece”, exaltou a Corregedora. Para a magistrada, “a data comemorativa não é desprestígio ao homem e sim uma conquista da mulher”.

Em seguida, um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) foi exibido em homenagem a todas as mulheres que lutaram e ainda lutam pela igualdade de direitos, ultrapassando os limites impostos pela sociedade e derrubando preconceitos com sabedoria, coragem, inteligência e energia.

Após a cerimônia, foi realizada uma palestra sobre empreendedorismo no serviço público. A intraempreendedora, superintendente executiva e idealizadora do programa de empreendedorismo da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, que conduziu a palestra, foi apresentada pela desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas.

Em sua explanação, a superintendente explicou que o assunto empreendedorismo é bem amplo, porém, uma das melhores definições que se pode adotar está relacionada à criação de valor na vida das pessoas, ou seja, é tudo que cria inovação, ação criativa e execução de ideias.

“É sempre uma oportunidade de nós relembrarmos, para nós, mulheres, qual é o nosso papel, como a gente pode ser protagonista da nossa vida e como ter espaço para a gente atuar hoje”, esclareceu Mariana.

Ela acredita que as experiências pessoais e profissionais no setor privado e no terceiro setor lhe tornaram uma intraempreendedora (empreendedora interna, ou seja, empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida) e uma entusiasta por novas ideias e desafios.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
 


17 visualizações