Como monitorar corretamente o cumprimento das metas do Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1) foi o tema do “Momento PJe” da última sexta-feira, dia 28 de junho. A vice-presidente do Tribunal e gestora de metas estratégicas da Corte, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, e o diretor da Divisão de Informações Negociais e Estatística (Diest), Gustavo Stênio, apresentaram o tema, com foco na Meta 2, e anunciaram as novidades que auxiliarão no acompanhamento, como o novo módulo do Sistema de Informações Gerenciais da 1ª Região (e-Siest), que etiqueta automaticamente os processos.
O juiz federal Náiber Pontes de Almeida, gestor dos Sistemas Judiciais da 1ª Região e mediador do evento, abriu o encontro. Segundo explicou, “essa é uma oportunidade única de magistrados e servidores poderem esclarecer eventuais dúvidas, compreender como fazer para melhorar a visualização dos processos inclusos nas respectivas metas e montar uma estratégia para fazer face a elas”.
Em sua apresentação, a desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas abordou a necessidade de gerenciamento das metas do TRF1, com destaque para o monitoramento do cumprimento da Meta 2 – Julgar processos mais antigos – estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa prevenir a formação de estoque e reduzir o número de processos dos tribunais brasileiros.
Segundo a magistrada, a fim de viabilizar o cumprimento da Meta 2 em 2024, o Tribunal estabeleceu um mutirão a distância para julgar esses processos. O esforço concentrado faz parte do Projeto Meta 2 e conta com a atuação de juízes e juízas federais da 1ª instância para o julgamento dos processos relacionados à meta no TRF1.
Para ajudar magistrados e magistradas e servidores e servidoras dos gabinetes envolvidos no projeto, a desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas falou que o TRF1 desenvolveu algumas ações como a etiquetagem dos processos relativos à Meta 2 e que aguardam julgamento; a formação de uma equipe multidisciplinar formada pelas áreas de gestão estratégica, estatística, apoio ao PJe e atividade judicial, que apoiarão os gabinetes das coordenadorias no acompanhamento das metas; e o envio mensal de relatórios de cumprimento das metas.
Das ações em desenvolvimento e com potencial de trazer mais eficiência no monitoramento, a desembargadora federal destacou que estão em andamento tratativas para celebração de um acordo de cooperação técnica com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o desenvolvimento de uma Inteligência Artificial que auxilie na elaboração dos relatórios dos processos. “E assim, mais uma ferramenta irá colaborar no incremento do cumprimento desse nosso projeto”, afirmou Gilda Sigmaringa Seixas.
Entre outros pontos destacados pela desembargadora federal estão a capacitação de magistrados, assessores de gabinetes e gestores, assim como a possibilidade de implementação do Selo Estratégia em Ação no TRF1.
Monitoramento dos processos no e-Siest
Com uma apresentação voltada para a prática, o diretor da Divisão de Informações Negociais e Estatística (Diest), Gustavo Stênio, abordou o gerenciamento dos processos relativos ao cumprimento da Meta 2 no TRF1. Ele pontuou questões de visualização de dados estatísticos sobre as metas; as formas de acesso ao e-Siest; e como acessar os dados relativos ao cumprimento, a exemplo do Relatório de Metas 2024 por unidade, principal documento de acompanhamento.
Outro ponto que o diretor da Diest destacou foi a importância de reconhecer e corrigir erros na movimentação dos processos. Esses erros, segundo explicou Gustavo, são identificados pelo próprio sistema como, por exemplo, a necessidade de movimentação na ação “Julgamento” para contabilizar o processo como cumprido, além da necessidade de interpretar os dados estatísticos, o que pode ser feito com a ajuda do Glossário de Metas do TRF1.
Por fim, Gustavo Stênio falou sobre o novo módulo do e-Siest que etiqueta automaticamente os processos. “A nossa previsão é que o módulo esteja pronto até a primeira quinzena de julho”. Ele explicou que, com a nova ferramenta, o sistema passará “a etiquetar não só os processos de gabinetes, mas também os processos de toda a primeira região como um todo, de todas as metas que têm alvo e a ‘desetiquetar’ conforme os processos forem julgados ou saírem da meta”.
Na ocasião, os participantes também fizeram contribuições pelo chat com boas dicas de como fazer um bom acompanhamento das metas no e-Siest.
O Momento PJe será suspenso no mês de julho – as reuniões estão previstas para retornar no dia 2 de agosto.
Os vídeos do Momento do PJe podem ser assistidos na Midiateca do Cedap, na Intranet do TRF1, ou ainda no canal do TRF1 no YouTube.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região