A administração do Tribunal, por meio do Pro-Social e da Secretaria de Bem-Estar Social e Saúde (Secbe), comunica que implementou, a partir do dia 01 de outubro de 2021, no âmbito do Distrito Federal, mudança no sistema de processamento dos pedidos médicos para atendimento aos beneficiários, junto aos prestadores de serviço de saúde (laboratórios, clínicas, hospitais etc). Esta mudança é parte integrante do processo de modernização da gestão com a implantação do Portal Autorizador, que utiliza o sistema e-prosocial.
Os pedidos médicos, à exceção de internação eletiva e atendimentos em pronto socorro, que ficarão para próxima fase, passaram a ser solicitados pelo prestador, sejam eles consultas, exames ou procedimentos simples, diretamente no Portal Autorizador.
Em vista desta mudança, alguns cuidados precisam ser tomados:
1 - O beneficiário ou responsável deve ficar atento ao assinar a guia emitida via sistema. Ela deve estar de acordo com o pedido médico e seu conteúdo deve ser equivalente;
2 - Os exames e procedimentos que antes dependiam de perícias e/ou análises pela equipe médica do TRF, para viabilizar a correta gestão do seu plano, continuam sendo necessárias. Contudo, o próprio prestador fará essa solicitação. Mas é importante esclarecer que nem todos os procedimentos terão autorização imediata, da mesma forma que anteriormente;
3 - O beneficiário ou responsável deve, sempre, confirmar as autorizações com os prestadores antes de se deslocar, visando evitar esperas ou impossibilidade de atendimento.
As autorizações pela perícia do Pro-social, via sistema, poderão demorar até 5 (cinco) dias úteis.
Solicita-se a compreensão de todos neste primeiro momento de transição, pois pequenos contratempos podem ocorrer, sendo solucionados assim que identificados.
Importante reforçar que o Pro-social encaminhou as orientações devidas a todos os seus credenciados, informando sobre o novo sistema de autorização, formas de inserção, documentação necessária, links para acesso ao Portal e às tabelas. Porém, pode-se deparar com prestadores que ainda não se adequaram às mudanças. Caso isso aconteça durante seu atendimento, peça ao credenciado que entre em contato com o Pro-social para verificar as orientações e sanar todas as dúvidas, por meio do e-mail prosocial.suporte@trf1.jus.br