Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Esmaf promove curso para juízes recém-empossados

A Escola de Magistratura Federal da 1.ª Região (Esmaf) promove a partir de hoje, até o dia 8 de abril, curso de formação para os juízes federais substitutos que tomaram posse no último dia 24. Ao todo, participarão do curso os 58 magistrados oriundos do 13.º Concurso Público promovido pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região.
A solenidade de abertura dos trabalhos do curso foi conduzida pelo presidente do TRF, desembargador federal Olindo Menezes, e pelo vice-diretor da Esmaf, desembargador federal I’talo Mendes, na qualidade de coordenador do evento.
Em seguida, coube à corregedora nacional de justiça, do Conselho Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, proferir a primeira conferência do curso, cujo tema foi o “Judiciário do Século XXI”, quando expôs sobre a evolução da Justiça a partir do surgimento do Poder Judiciário em fins do século XVIII, passando em revista o pensamento jurídico e a Justiça brasileira antes e depois da Constituição de 1988. A ministra corregedora mostrou-se bastante contente ao constatar na plateia o que chamou de “juvenilização e feminilização” da Justiça, em clara referência à juventude e a quantidade de mulheres magistradas.
O evento, que prevê um total de 35 palestras, tem por finalidade familiarizar e orientar os novos juízes quanto à atividade judicante no âmbito do TRF da 1.ª Região. Para tanto, estão programadas um total de 70 horas/aula. Num primeiro momento, os novos juízes receberão dos diretores de secretaria do Tribunal informações sobre a administração do órgão e suas seccionais. Dessa forma, para a tarde de hoje, o programa prevê palestras do diretor da Secretaria de Planejamento e Administração Orçamentária (Secor), Carlos Frederico Bezerra, do diretor da Secretária de Tecnologia da Informação (Secin), Márcio Cruz, da chefe da Assessoria de Assuntos da Magistratura (Asmag), Márcia Bigonha e da diretora do Centro de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional (Cenag), Wânia Marítiça.
Na sequência, com o objetivo de preparar os novos juízes para as rotinas de trabalho, desembargadores federais e juízes professores abordarão temas que dizem respeito à operação do Direito, o dia a dia de uma vara federal, a administração da Justiça, entre outros temas correlatos.
O curso prosseguirá por toda esta semana e a próxima, no salão Planalto do Hotel St. Peter, localizado no Setor Hoteleiro Sul, quadra 2, iniciando suas atividades sempre às 10h e encerrando-se às 18h. O término do evento ocorrerá na tarde da sexta-feira, 8 de abril.
Estiveram presentes à solenidade o juiz federal em auxílio à Presidência, José Alexandre Franco, o juiz federal titular da 7.ª Vara Federal do DF, Nóvely Vilanova, e o diretor-geral em exercício, Ruiter Roberto Ramos.
Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


104 visualizações