A Divisão de Engenharia e Manutenção (Dieng) informa que no último final de semana, em razão de oscilação de energia, foi danificado o disjuntor de entrada do Edifício-Sede I desta Corte.
A gravidade do problema foi constatada na segunda feira, dia 3, pela manhã, quando da ocupação do prédio e seu funcionamento com plena carga. Após sucessivos desarmes do disjuntor de entrada - 7 ocorrências no período de 8 horas - optou-se, por questões de segurança, pela evacuação do prédio até a efetiva substituição do equipamento.
Dado que o disjuntor de 2000A não é encontrado em qualquer loja de equipamentos elétricos, por se tratar de produto que só é adquirido sob encomenda, e sua substituição requer mão-de-obra especializada, o serviço foi realizado por meio de contratação emergencial, tendo os funcionários da empresa e técnicos da Dieng trabalhado ao longo da noite e da madrugada na busca de colocar o prédio em funcionamento ainda nesta terça-feira, dia 4 de junho.
Registre-se, uma vez mais, que o problema foi uma fatalidade em razão de oscilação de energia e não decorre de falta de manutenção, estando o disjuntor substituído dentro de sua vida útil e funcionando corretamente em todos os testes realizados diariamente dentro do programa de manutenção predial dos edifícios deste Tribunal.
Abaixo, fotos do serviço de instalação, demonstrando as peças de conexão que necessitaram de adaptação - barras de cobre -, a fim de permitir a ligação do novo equipamento.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região