Já está publicado no portal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) o Plano Anual de Auditoria (PAA-2023) da Justiça Federal da 1ª Região contendo o planejamento das ações que serão realizadas durante o exercício de 2023 (de 1º de janeiro a 31 de dezembro). O documento foi aprovado pelo Conselho de Administração no dia 19 de dezembro de 2022.
O PAA é elaborado pela Secretaria de Auditoria Interna (Secau) observando as disposições constantes da Resolução CNJ 309/2020, da Resolução CJF 677/2020 e do Estatuto de Auditoria Interna da Justiça Federal da 1ª Região.
Além disso, o Plano atende aos artigos 70 e 74 da Constituição Federal, que atribuíram aos órgãos e às unidades de Auditoria Interna a competência para executar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, bem como apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. O intuito é verificar legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas.
As diretrizes do PAA-2023 levam em consideração a Gestão de Riscos nos órgãos da Justiça Federal assim como o Plano Estratégico da Justiça Federal da 1ª Região (Planest 2021-2026).
Os trabalhos envolverão auditorias, consultorias, monitoramentos, acompanhamentos, execução de projetos e capacitação com fundamento nos critérios da materialidade, relevância, criticidade e risco para estabelecer uma escala de prioridades destinada à seleção dos trabalhos a serem desenvolvidos.
Estão previstas no PAA-2023 auditorias nas seguintes áreas: Contas Anuais do exercício de 2022 e elaboração do Certificado da Unidade de Auditoria Interna; Gestão de Infraestrutura de TI; Gestão das políticas de enfrentamento e prevenção à discriminação, ao assédio moral e sexual e ao respeito à diversidade; execução da estratégia; ordem cronológica de pagamentos; gestão da folha de pagamento 2023; contratos administrativos do 2º semestre de 2023; risco na Gestão do Teletrabalho e Contas Anuais do exercício de 2023.
Incumbência - A missão da auditoria interna é agregar valor à gestão do Tribunal, induzindo o desenvolvimento institucional, o aprimoramento das estruturas de governança e da gestão de riscos, a implementação de controles internos eficazes e o fortalecimento das atividades de auditoria.
Clique aqui e leia a íntegra do PAA - 2023.
LC
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região