A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) encerrou nessa quinta-feira, 9 de fevereiro, a Correição Geral Ordinária na Seção Judiciária de Roraima (SJRR). O término dos trabalhos correcionais foi transmitido via Teams e contou com a participação do corregedor regional, desembargador federal Néviton Guedes, do diretor do foro em exercício da SJRR, juiz federal Bruno Hermes Leal, e dos juízes federais em auxílio à Coger Régis de Souza Araújo e Náiber Pontes de Almeida.
O diretor do foro iniciou a reunião agradecendo a intensa semana de trabalho. “A competência da equipe fulgura. Fomos testemunhas disso. Pudemos ver em cada sugestão construtiva, em cada pergunta bem colocada e em cada diálogo profícuo”.
Bruno Hermes enfatizou, ainda, que o mais importante foi o convívio pessoal, crescimento conjunto, trocas humanas e o estreitamento das relações institucionais, bem como a aproximação dos juízes e servidores da SJRR e o TRF1 em que “apreciamos muito o diálogo enriquecedor com a equipe da corregedoria. Os meus sinceros e afetuosos agradecimentos pela aprendizagem”.
Com a palavra, o corregedor regional pontuou que ouviu muitos elogios com relação a atuação de cada juiz e servidores, apesar de terem tido algumas dificuldades com relação ao volume considerável na distribuição de processos. “Trabalho absolutamente bem organizado, em dia e acervo controlado. O quadro geral que me passaram é de uma unidade que enfrenta as demandas sempre crescentes.”
Além do aspecto quantitativo, Néviton Guedes declarou que a SJRR trabalha com muitos processos sensíveis, que estão no centro de decisões no Brasil como, por exemplo, questões que envolvem indígenas, e afirmou: “é uma sorte que esses casos estejam com juízes e servidores tão dedicados e qualificados. Sei que esses processos estão nas mãos de quem deveriam estar”.
O corregedor finalizou seu discurso ressaltando a satisfação com os trabalhos realizados. “Nossa nota é de absoluta satisfação. Fiquei muito impressionado com a organização, tudo muito redondo. A nossa visão naturalmente vai ser formalizada nos relatórios que serão elaborados.”
Participantes - Também estavam presentes na reunião o vice-diretor do foro da SJRR, Felipe Bouzada Flores Viana, e os juízes federais Flávia de Macedo Nolasco, Gabriel Augusto Farias dos Santos, Luzia Farias da Silva Mendonça e Rodrigo Meireles Ortiz.
Correições 2023 - A correição ordinária na SJRR marcou o início dos trabalhos de correição da Coger em 2023 nas Seções Judiciárias da 1ª Região. De acordo com o calendário divulgado pela Corregedoria as próximas seccionais a serem inspecionadas são a Seção Judiciária do Piauí (março), a Seção Judiciária do Tocantins (abril), a Seção Judiciária de Mato Grosso (maio), a Seção Judiciária do Maranhão (junho), a Seção Judiciária do Amazonas (agosto), a Seção Judiciária do Pará (setembro) e a Seção Judiciária da Bahia (outubro).
TS
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região