Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

09/02/2023 09:35 - INSTITUCIONAL

Gabinete do TRF1 desenvolve projeto para agilizar e aprimorar ambientação de equipes

Crédito: Reprodução/PixabayINSTITUCIONAL: Gabinete do TRF1 desenvolve projeto para agilizar e aprimorar ambientação de equipes

Uma iniciativa desenvolvida no gabinete da desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Gilda Sigmaringa Seixas poderá auxiliar as equipes dos novos gabinetes judiciários do Tribunal na acomodação e estruturação necessárias: é o Projeto “Trilhas de Aprendizagem - Plussing”, patrocinado pela desembargadora e idealizado pela designer instrucional e chefe de assessoria Nismeire Medeiros, com o apoio de outros instrutores e formadores do gabinete, a exemplo do chefe de gabinete José Habib e do assessor técnico Ronan Teixeira.

Sem prejuízo da ação regular das áreas de treinamento e de educação já existentes no TRF1, o projeto consiste em trilhas de aprendizagem disponibilizadas via Teams, contendo informações e instruções gerais sobre as matérias da quarta seção, além de estudos de casos concretos relativos aos temas de competência da 4ª Seção (principalmente: direito tributário/financeiro e conselhos federais).

O material é composto de textos, áudios e vídeos de aproximadamente 15 minutos, produzidos com a colaboração de todos os membros do gabinete, valorizando experiências prévias e ferramentas inovadoras disponíveis.

Motivação por trás do projeto - De acordo com a manifestação da desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas encaminhada à Presidência do TRF1, ao ser transferida da 1ª para a 4ª Seção do TRF1 a magistrada percebeu a necessidade de atualizar e requalificar técnica e juridicamente a Equipe de Gabinete e de Assessoria.

Isso porque os colaboradores de seu gabinete eram mais versados nas matérias de cunho previdenciário e relacionadas aos servidores públicos e aos militares, e iriam se deparar com temas de apoios distintos. Essa mudança exigiria deles novos olhares normativos, jurisprudenciais e doutrinários.

Para a magistrada, sem essa nova ambientação havia a possibilidade de alta rotatividade de servidores, o que em tempos de restrição orçamentária não convinha, e já havia, em razão do quadro pandêmico, a alocação de colaboradores e recursos na efetivação das prioridades institucionais daquele momento.

Assim, como forma de complementar o que já era oferecido pelas áreas competentes e qualificadas do Tribunal, a desembargadora federal Gilda Sigmaringa determinou às chefias de assessoria e gabinete a implementação, sem perda de visão na área fim e sem gastos financeiros, de um método de treinamento ágil para adequar rapidamente a equipe à nova realidade e tomar os cuidados necessários aos tempos de isolamento social.

Segundo a chefe de assessoria Nismeire Medeiros, para possibilitar essa formação foi necessária a realização de diferentes capacitações para desenvolver o curso em um prazo de cinco meses para entrega na Plataforma Teams. Isso porque se objetivava concretizar uma capacitação voltada para uma produção de conhecimento customizado complementar, com foco em sistemas, conteúdo jurídico e gestão.

Ao final, foram concebidas três diferentes trilhas, focadas nos temas “Sistemas”, “Conteúdo jurídico” e “Gestão estratégica”. A trilha de sistemas é focada na otimização e aplicação de recursos/ferramentas no PJE (triagem, fluxo de tarefas, criação de modelos de documentos) e também do Teams. Já a trilha “conteúdo jurídico” tem como foco redação jurídica e estudo de casos concretos, além da produção de conhecimento customizado.

Por fim, a “Gestão estratégica” foi concebida voltada para gestão de equipe e talentos humanos, zelando pelos reflexos da flexibilização do remoto e híbrido e bem-estar dos trabalhadores, além da gestão de processos/acervo e gestão de dados, estatística e cumprimento de metas.

Melhorias - Na unidade, as trilhas de aprendizagem concluídas ou em desenvolvimento ajudam os colaboradores do gabinete a melhorar as peças, reduzir os custos e o tempo de trabalho, consolidar o conhecimento de novas matérias e cumprir com as metas estabelecidas. Também se vislumbra alcançar, a partir das trilhas, a melhoria da qualidade do trabalho em geral, maior engajamento, potencialização das habilidades do gabinete e aumento da produtividade.

Nismeire Medeiros explica ainda que o termo Plussing dado as trilhas de aprendizagem foi inspirado em Walt Disney, a partir do conceito também conhecido como “Plus It”. Segundo essa prática, a ideia é que toda sugestão ou crítica seja acompanhada de algo a mais, e não se reduza a apontar falhas e erros: ao invés de abater ideias, toda crítica tinha que vir com “um plus”, um “algo a mais”, uma nova ideia ou sugestão para fortalecer o original. Assim, todos os membros da unidade foram convidados, dentro desse conceito, a colaborar com o material produzido.

Uma vez considerados os ótimos resultados de assimilação entre os trabalhadores do gabinete a partir do projeto, a desembargadora federal se dispôs a compartilhar o material produzido com os gabinetes judiciários recém-criados, com o objetivo de acomodar os novos membros do TRF1, especialmente da 13ª Turma que comporão a Quarta Seção. Por isso, encaminhou a proposta à alta gestão do Tribunal para as providências necessárias.

Ambientação dos novos servidores do TRF1 - Nos últimos meses, novos servidores foram empossados no Tribunal, principalmente com o objetivo de comporem os novos gabinetes criados no órgão. Desde o dia 16 de janeiro, eles têm participado de ações de ambientação, a exemplo do Curso de Formação de Atuação em Gabinetes promovido pelo Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores da 1ª Região (Cedap).

O Tribunal também tem proporcionado aos novos servidores cursos on-line e encontros com os diretores de unidades administrativas do TRF1.

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações