Com o objetivo de familiarizar os novos servidores aprovados no 7º Concurso Público promovido Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desde o dia 16 de janeiro eles têm participado de atividades internas que visam a ambientação aos processos de trabalho adotados pela Corte. A programação inclui curso on-line de ambientação; Curso de Formação de Atuação em Gabinetes e encontros com diretores de unidades administrativas do TRF1.
As aulas do curso on-line de ambientação, disponível no EaD-TRF1, são divididas em seis módulos, e aborda os seguintes conteúdos: Conhecendo a JF1; Remuneração e Benefícios Sociais; Desenvolvimento e Valorização do Servidor; Sistemas Informatizados e Divulgação Institucional; Postura do servidor e Acessibilidade.
Os novos servidores também estão participando do Curso de Formação de Atuação em Gabinetes, promovido pelo Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores da 1ª Região (Cedap) desde o dia 20 de janeiro. A ação educacional será finalizada no dia 1° de fevereiro e, ao todo serão 6 encontros de 3 horas, transmitido via Teams, online e ao vivo, abrangendo diversas temáticas.
O juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad/TRF6 abriu os encontros ministrando palestra sobre o tema “Judiciário do século 21”. No dia 23 de janeiro, o servidor do TRF1 Carlos Orlando Pinto discorreu sobre “Comunicação e Atendimento ao Público”. No dia 25 de janeiro, os servidores também do TRF1 José Habib Fraxe Junior e Otto Modesto de Souza Junior abordaram “Fluxo de trabalho em Gabinete e Assessoria de Desembargador Federal”. Na quinta, 27 de janeiro, à luz do tema “Noções Básicas de Redação Jurídica” palestrou o servidor Nivaldo Doro Junior, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).Nesta segunda, 30 de janeiro, os servidores do TRF1 Erick Gama Touret e Gustavo Stênio Silva Sousa, explicaram sobre o Sistema PJe e E-Siest, respectivamente. As servidoras também do TRF1 Rosane Santos Batista e Marília de Souza de Mello abordaram “Pesquisa de Jurisprudência, doutrina e legislação”. Na sequência, a desembargadora federal Daniele Maranhão, do TRF1, falou sobre “Os principais aspectos do Regimento Interno do TRF1 e das atribuições dos gabinetes”.
Encontros com diretores - Paralelamente ao Curso de Formação de Atuação em Gabinetes, os novos servidores estão tendo encontros com diretores de unidades administrativas do TRF1, para que possam receber informações importantes sobre a organização e processos da Corte.
No dia 16 de janeiro, foram recepcionados pelo diretor do Núcleo de Colocação de Pessoas e Avaliação de Desempenho (Nucav), Carlos Felipe Borges da Silva, que passou orientações gerais sobre solicitações e cronogramas. No dia 18 de janeiro, a diretora da Secretaria de Bem-estar Social e Saúde (Secbe) Ionice de Paula explicou sobre o plano de saúde e a servidora diretora do Núcleo Regional de Apoio ao Processo Administrativo Eletrônico (Nupae) Solange Chagas esclareceu sobre o Forponto. No dia 19 de janeiro, o diretor da Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis) Leandro Franco destrinchou o Office 365. No dia 20 de janeiro, a diretora Kely Marques Rosa, da Divisão de Apoio aos Usuários (Diatu) apresentou o eSosTI e como se dá o atendimento da TI.
Dando sequência, no dia 23 de janeiro o diretor Wagner Ohana, da Divisão de Legislação de Pessoal (Dilep), explicou sobre a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp). No dia 24 de janeiro, Estela Maria Barbosa da Cruz, diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP) recepcionou os servidores e esclareceu quais são as áreas e o papel da secretaria. No dia 25 de janeiro, tiveram um encontro com Fernando de Mendonça, diretor da Divisão de Cadastro de Pessoas (Dicap). No dia 27 de janeiro, os servidores reuniram-se com o diretor da Cedap, Jean Carlo Batista, para tratar de assuntos relacionados a capacitação e adicional de qualificação.
Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, os recém-empossados ainda irão conhecer a diretora do Núcleo de Monitoramento da Governança (NUGOV), Maria Aparecida de Sousa Mendes, que fará uma apresentação do portal e da intranet do TRF1. O último encontro será com o chefe em exercício da Assessoria de Comunicação Social Henderson Casali que abordará o papel da comunicação e apresentará a estrutura e os produtos da Ascom.
Concomitantemente, os recém-empossados estão tendo treinamento sobre as funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informação - SEI, ministrado pelo Núcleo Regional de Apoio ao Processo Administrativo Eletrônico (Nupae). Já houve dois encontros (24 e 26 de janeiro) e o próximo ocorre hoje, dia 31 de janeiro, das 9h às 12h, via Teams.
Visita guiada - Como parte da agenda de encontro com os diretores, no dia 26 de janeiro os 45 novos servidores foram recepcionados pela equipe de Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial (Asrep) para que pudessem conhecer a estrutura do TRF1.
O juiz federal Rodrigo de Godoy Mendes, secretário-geral da presidência, iniciou a apresentação desejando boas-vindas, sucesso e boa sorte para os concursados.
Em seguida, passou a palavra para o diretor da Coordenadoria da Corte Especial, das Seções e de Feitos da Presidência e secretário da Corte Especial Judicial, José Carlos de Oliveira. Ele explicou como funciona o plenário, quais são as competências do tribunal, como são as sessões de julgamento (virtuais e presenciais), a elaboração de pautas e sinopses para os desembargadores, o funcionamento das turmas, entre outras informações.
Na sequência, o diretor da Divisão de Coordenação de Julgamentos e secretário das 4 Seções Augusto César Silva Ramos falou sobre o Teams, ferramenta utilizada para comunicação institucional. Explicou sobre o sigilo de processos, o PJe e apresentou os novos servidores às salas de sessões e ao cartório do TRF1.
A visita guiada incluiu a Biblioteca, onde foram recebidos pela Diretora do Núcleo de Informação e Biblioteca, Verônica de Castro Azambuja. O grupo também visitou o Memorial Mauro Leite Soares e o Espaço Pontes de Miranda para conhecer a Galeria Virtual dos Desembargadores Federais do TRF1.
Félix Barbalho, técnico judiciário recém-empossado, expressou sua satisfação com o acolhimento recebido. “As pessoas estão sendo muito pacientes e estão respondendo a todas as dúvidas. Estas atividades são importantes para nos orientar quanto às expectativas do Tribunal. Meu objetivo é crescer profissionalmente e, pelo que vi, há muitas oportunidades de aperfeiçoamento, ambientação e preparação para o trabalho".
TS
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região