A Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) conquistou a classificação B1 no Qualis Capes, o que a torna um periódico de excelência nacional. O sistema Qualis Capes classifica produções científicas dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.
O método de análise foi criado para classificar a qualidade dos artigos stricto sensu e das pesquisas científicas. A lista com a classificação é disponibilizada e pode ser acessada por quem deseja conhecer os periódicos que apresentam um bom conteúdo. É caracterizado da seguinte forma: A1 e A2: contempla periódicos de excelência internacional; B1 e B2: abrange os periódicos de excelência nacional; B3, B4 e B5: considera os periódicos de média relevância; e C: contempla periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.
Histórico - A primeira publicação da revista foi em 1989. Na primeira década foi publicada pela Editora Revista dos Tribunais, com conteúdo exclusivamente jurisprudencial, selecionado pelo Gabinete da Revista. Em novembro de 2000, a revista passou a ser editada e impressa pelo tribunal com periodicidade mensal e seu conteúdo incorporou também artigos doutrinários. Em novembro de 2012, o periódico começou a ser publicado bimestralmente com tiragem de 800 exemplares por número.
A partir de abril de 2019, durante a direção do desembargador federal José Amilcar Machado e coordenada pela Divisão da Gestão de Informação, Jurisprudência e Biblioteca (Digib), a revista tornou-se totalmente eletrônica publicada pelo Open Journal System - OJS. Com periodicidade quadrimestral, nela são divulgados artigos científicos inéditos com foco no direito aplicado, sem causar prejuízos das ciências interdisciplinares como a filosofia, antropologia, ciências políticas, sociologia, psicologia, dentre outras ciências humanas, além de julgados relevantes do TRF 1ª Região.
O desembargador federal Néviton Guedes dirigiu a revista de 2020 a 2022 e, atualmente, está sob a direção do desembargador federal Ney Bello.
Critérios de submissão de artigos - Os artigos são selecionados por critérios de relevância, pertinência, ineditismo e maturidade no trato da matéria e publicados coletivamente, em cada número. Seu objetivo é contribuir para a promoção do debate jurídico e o aprimoramento da Justiça.
Verifique todos os critérios de submissão.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte desta história, e continuamos nosso trabalho visando sempre a excelência da revista.
FM
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região