Crédito: CNJ Termina nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, o prazo de inscrições para a 2ª edição do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de fomentar ações, projetos, produções acadêmicas ou científicas que contribuam para preservar, difundir bens culturais, materiais e imateriais do Poder Judiciário, bem como para promover os direitos humanos. Os interessados devem preencher o formulário on-line.
São sete categorias de premiação: Especial; Difusão Cultural e Direitos Humanos; Trabalho Acadêmico ou Científico; Patrimônio Cultural Arquitetônico; Patrimônio Cultural Arquivístico; Patrimônio Cultural Bibliográfico e Patrimônio Cultural Museológico.
O tema da categoria Especial desta edição será “Gestão de Memória: Recursos humanos”.
Na categoria Difusão Cultural e Direitos Humanos podem concorrer ações voltadas à promoção da cidadania, dos direitos humanos, da cultura, da educação, da acessibilidade, da inclusão, da diversidade e da sustentabilidade, coordenadas pelos Espaços de Memória dos órgãos.
O público externo também pode participar na categoria Trabalho Científico ou Acadêmico, com produções sobre história e bens culturais do Poder Judiciário, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC), de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado e livre-docência, concluídos ou em fase final de conclusão em 2022.
Por fim, nas categorias de Patrimônio Cultural: Arquitetônico, Arquivístico, Bibliográfico e Museológico, podem ser inscritas ações que tratem de preservação, valorização, difusão e restauração dessas modalidades de bens patrimoniais culturais.
Para outras informações acesse: https://www.cnj.jus.br/inscricoes-abertas-para-2a-edicao-do-premio-da-memoria-do-judiciario/.
Fonte: CNJ, com adaptações AL/Ascom TRF1.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região