O Comitê Gestor de Sistemas de Informação Administrativos (CGSis-ADM) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) realizou, na segunda-feira, dia 5 dezembro, o 10º encontro anual do grupo em 2022, com o objetivo de apresentar o prazo de desenvolvimento de novos sistemas priorizados na 1ª Região e debater a integração dos dados funcionais do Sistema de Recursos Humanos do Tribunal com o e-mail e a plataforma Teams. O CGSis-Adm é presidido pelo diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra.
Na oportunidade, foi aprovada a priorização do Cronograma Anual de Execução das Contratações (CAC) na lista de sistemas da Seção de Sistema de Gestão Corporativa (Sesge), que tem prazo de entrega previsto em 59 dias úteis, contando a partir da data da 10ª Reunião do CGSis. Assim, a previsão é de que nos primeiros meses do próximo ano já seja possível contar com a finalização desse sistema, que funcionará como uma continuação (“módulo”) do Plano Anual de Contratações (PAC).
Em relação à lista de priorização da Seção de Sistemas Administrativos Setoriais (Seads), que atualmente conta com seis sistemas a serem priorizados em fila, em razão do período de desenvolvimento consideravelmente menor que o Sistema de Ouvidoria, o primeiro sistema a ser desenvolvido poderá ser o Banco Nacional de Mulheres do TRF1. A previsão desse sistema é de concretização em cerca de 79 dias úteis.
Para a próxima reunião do CGSis, que já está marcada para o dia 30 de janeiro de 2023, os gestores dos sistemas deverão se reunir com a área de informática para vislumbrarem possibilidades de reduzir o prazo de finalização dos sistemas e apresentar ao Comitê os novos prazos reduzidos. O Sistema de Ouvidoria poderá vir a ser o primeiro da lista da Seads a depender da possibilidade de realização do Banco por outra equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), o que será estudado pelos responsáveis.
As listas de priorização de desenvolvimento de novos sistemas, a partir de critérios de estratégia e aspectos técnicos, teve uma primeira definição ainda no encontro anterior.
Integração dos dados: e-mail e Teams - A necessidade de atualização dos dados cadastrais de usuários em aplicativos da Microsoft presentes no cotidiano dos colaboradores da 1ª Região foi mais uma vez debatida pelo grupo, que avançou nas discussões para solucionar as divergências entre os dados cadastrais do Sistema de Recursos Humanos do Tribunal e as informações constantes no Outlook (e-mail) ou no aplicativo Teams.
A ideia é que as informações presentes no Teams, por exemplo, estejam sempre de acordo com aquelas que são atualizadas frequentemente na área de Recursos Humanos para constar corretamente a lotação e outras informações relevantes, também em relação aos prestadores de serviço.
Na ocasião, a juíza federal em auxílio à corregedoria-regional, Maria Cândida Carvalho de Almeida, sugeriu a estimulação de uma boa prática dos próprios usuários em também informarem e solicitarem atualizações desse tipo, sempre que houver alguma movimentação.
Tornar o ambiente do Teams ainda mais institucional, podendo ser mais fácil visualizar quem são os responsáveis por setor e também a hierarquia dos colaboradores foi outro assunto discutido pelo Comitê na 10ª Reunião do GSis-Adm. A ideia é que novas soluções para a questão sejam apresentadas no próximo encontro.
Uma das possibilidades vislumbradas é que o Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH), que vem sendo desenvolvido para contemplar todas as regiões, também já possa conter esse tipo de integração.
AL
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região