Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/12/2022 08:35 - INSTITUCIONAL

I Seminário da Rede Equidade acontecerá no dia 12 de dezembro e abordará temas como diversidade e inclusão na gestão pública

INSTITUCIONAL: I Seminário da Rede Equidade acontecerá no dia 12 de dezembro e abordará temas como diversidade e inclusão na gestão pública

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Rede Equidade, com o apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), organizaram o I Seminário Rede Equidade - Direitos Humanos na Gestão Pública: Diversidade, Equidade e Inclusão. O evento será realizado no dia 12 de dezembro, das 9h às 18h, no auditório do CJF, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do STJ, no YouTube.

O objetivo da Rede é promover, por meio de acordos de cooperação técnica, ações conjuntas com temas relacionados a inclusão e diversidade, com foco em gênero e raça.

Programação - A presidente do STJ e CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura, participará da abertura do evento, ao lado de outras autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Em seguida, Janaína Nolasco Gama, consultora sênior de diversidade e inclusão da ONG Mais Diversidade, realizará das 10h às 10h30 a primeira palestra, sob o tema “Diversidade, equidade e inclusão e suas dimensões na esfera pública”.

Na sequência, das 10h30 às 12h, será aberto o painel do dia, que abordará boas práticas na gestão da diversidade, equidade inclusão no setor público. A moderadora será Marcela de Oliveira Timóteo, do TCU. Os palestrantes serão: Ana Lúcia Stumpf, procuradora do MPT, que falará sobre “Reversão de multas em práticas de equidade no MPT”. Em seguida, o juiz Fábio Esteves, do TJDFT, fará uma explanação sobre o “Diagnóstico organizacional de equidade, diversidade e inclusão no TJDFT”. Maria Terezinha Nunes, do Senado Federal, fechará a última palestra da manhã falando sobre “Cotas em contratos de terceirização do Senado Federal”.

Na parte da tarde, das 14h às 14h30, haverá uma apresentação musical da dupla Flor e Ly e, após a atração, serão apresentados dois painéis.

O primeiro painel será das 14h30 às 16h. Estão previstos debates sobre diversidade, equidade e inclusão impulsionando a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas organizações; a moderação será feita por Ketlin Feitosa, da assessoria de gestão sustentável do STJ. As participantes serão: Tayná Leite, do Pacto Global da ONU, Beatriz Accioly, do Instituto Avon e Grupo Natura&Co e Adriana de Carvalho, da ONG Generation Brasil.

O segundo e último painel do dia será das 16h às 18h, e abordará a temática “Mulheres refugiadas e direitos humanos”, com moderação da juíza Amini Haddad, juíza auxiliar da Presidência do CNJ. Discorrerão sobre o tema: o procurador Guilherme Rocha Göpfert, do MPF, Larissa Geritana, da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, e Silvia Sander, do Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados (ACNUR) de São Paulo.

A ação marca o início dos esforços conjuntos para promover o debate sobre direitos humanos, diversidade, equidade e inclusão na gestão pública e cumprir com a meta definida no Plano de Ação da Rede Equidade, Eixo Gestão da Diversidade, de promoção de um seminário anual, envolvendo a alta administração, para compartilhamento de boas práticas.

Rede Equidade - criada em 2021, a Rede é composta por 11 instituições públicas federais: STJ, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Ministério das Minas e Energia (MME), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Confira a programação completa aqui.

TS, com informações do STJ.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações