Crédito: Divulgação CNJ Nos próximos dias 28 e 29 de agosto de 2023, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, a 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento que visa acompanhar o cumprimento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. Haverá apresentação dos resultados parciais das Metas Nacionais bem como de dados de políticas judiciárias instituídas pelo CNJ, além de debate das propostas de Metas para o próximo ano.
Haverá apresentação de um painel de acompanhamento da Política Nacional de Atenção Prioritária do 1º Grau — porta de entrada da sociedade na Justiça e instância em que se concentra a maior parte das ações judiciais brasileiras. Também será divulgado o panorama do Relatório Justiça em Números - ano base 2022, que apresenta as principais estatísticas do Poder Judiciário.
“Serão apresentados os resultados parciais das metas nacionais de 2023 e, no segundo dia, haverá apresentação e formulação, por ramo de Justiça, das metas estabelecidas para o ano que vem”, indicou a diretora do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do CNJ, Fabiana Gomes.
Transparência - A reunião ocorrerá de forma presencial e durante sua realização haverá a premiação do Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2023, realizado anualmente há 6 anos. A premiação busca valorizar os tribunais e os conselhos que melhor disponibilizam suas informações, de maneira clara, objetiva e organizada.
Entre os itens avaliados estão se os órgãos do Judiciário disponibilizam suas metas e seus indicadores; se viabilizam estatísticas relativas à sua atuação; se mantém visível o calendário das sessões colegiadas; se facilitam o acesso às atas das sessões dos órgãos colegiados, assim como informações sobre licitações e contratos, entre outros pontos.
As reuniões preparatórias dão início e servem de espaço para o processo de formulação das Metas Nacionais anuais, orientadoras do planejamento e da gestão de todo o Poder Judiciário brasileiro, e promovem alinhamentos necessários antes da realização dos encontros nacionais.
Confira a programação do evento.
RF, com informações do CNJ.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região