Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/08/2023 08:20 - INSTITUCIONAL

Café com Conhecimento sobre trabalho híbrido foi destaque na última sexta (18)

INSTITUCIONAL: Café com Conhecimento sobre trabalho híbrido foi destaque na última sexta (18)

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) realizou na última sexta-feira, dia 18 de agosto, a 3ª edição on-line do evento “Café com Conhecimento” com o tema: Híbrido e Inteligente - como o trabalho híbrido potencializa a gestão do conhecimento nas organizações. O encontro, promovido pelo Comitê Multidisciplinar de Gestão do conhecimento (Cogecon) em parceria com a Seção de Ações Educacionais Presenciais (Sedup), contou com mais de 200 espectadores on-line, que puderam conhecer boas práticas e trocar experiências sobre a gestão do conhecimento na 1ª Região.

O diretor do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores da 1ª Região (Cedap) e coordenador do Cogecon, Jean Carlo Batista Oliveira, conduziu o encontro. Na oportunidade, o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, no exercício da Presidência da Corte, destacou a importância do evento e da gestão do conhecimento para a Justiça Federal da 1ª Região. “A edição de hoje abordará como o trabalho híbrido pode ser potencializado a partir dos preceitos da gestão do conhecimento, gestão essa que visa converter a informação, que existe nos mais diversos setores, em conhecimento que possa ser replicado e, assim, produzir resultados efetivos em nossa atuação”.

Em seguida, a servidora Marília de Souza de Mello, diretora da Divisão de Gestão da Informação, Jurisprudência e Biblioteca (Digib) e membro do Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento (Cogecon), que também é instrutora de Yoga e respiração funcional, realizou o “Momento Respira”, exercício de respiração consciente em que convidou os participantes a uma pausa para relaxamento.

O primeiro a se apresentar foi o presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), Fernando Fukunaga, que abordou as formas de se potencializar o trabalho híbrido a partir da gestão do conhecimento. Nesse contexto, Fernando discorreu sobre como as recentes mudanças do mercado de trabalho, impactado pela epidemia de covid-19, impulsionaram a popularização deste regime de trabalho, que foi facilitado, principalmente, pelos avanços tecnológicos.

Fukunaga falou sobre os desafios e implicações da gestão do conhecimento no trabalho híbrido, a exemplo da comunicação fragmentada e da necessidade de se criar uma cultura organizacional; os impactos positivos e negativos do regime de trabalho e as estratégias para potencializar a gestão do conhecimento como investir em plataformas de colaboração on-line e garantir que todas as informações essenciais estejam disponíveis para estabelecer canais de comunicação claros e eficazes.

Acompanhando o presidente de SBCG, a assessora executiva da empresa, Mariana Lima, abordou sobre a importância de cada funcionário ser responsável pela gestão do seu próprio conhecimento (Personal Knowledge Manegement).

Boas práticas - A desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas e a analista judiciária Nismeire Aparecida Cândido de Medeiros apresentaram o projeto “Plussing - Trilhas de Aprendizagem Contínua”, patrocinado pela magistrada e idealizado pela servidora Nismeire para auxiliar a equipe do gabinete na atualização e requalificação técnica e jurídica.

A desembargadora percebeu essa necessidade ao ser transferida da 1ª para a 4ª Seção do TRF1, pois os servidores do seu gabinete eram especialistas em matéria previdenciária e então passaram a lidar com a matéria tributária. Diante desse cenário, os próprios servidores do gabinete desenvolveram o projeto que consiste em trilhas de aprendizagem que foram disponibilizadas via Teams, e estão disponíveis na midiateca do Cedap, contendo informações e instruções gerais sobre as matérias da 4ª Seção, além de estudos de casos concretos relativos aos temas de competência da unidade (principalmente: direito tributário/financeiro e conselhos federais).

Segundo a desembargadora Gilda, o projeto foi um sucesso, alcançando mais de 1200 visualizações na midiateca do Cedap. “Diante dos excelentes resultados alcançados internamente, sentimos que seria valioso compartilhar essa experiência com os novos gabinetes de 2º grau para auxiliá-los em sua jornada de aprendizado e crescimento profissional”, comemorou.

Inovação - As juízas federais em auxílio à Presidência do TRF1, Maria Cecília De Marco Rocha, e a Corregedoria Regional da 1ª Região, Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, abordaram o tema Laboratoria de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região (Lab-JF1). Segundo elas, o TRF1 pode ser um ambiente fértil para inovação por meio de projetos e programas baseados na inclusão e na transformação digital.

Para isso, o Lab-JF1 foi lançado como uma incubadora de soluções, um espaço colaborativo e multidisciplinar, onde se convergem pessoas e ideias. Um ambiente adequado ao desenvolvimento de respostas para problemas complexos que favoreçam o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Segundo Maria Cecília, “o Laboratório de Inovação é um ambiente de implantação de ideias que gerem novos produtos, serviços e processos de trabalho ou maneiras diferentes de solucionar problemas. É uma reunião de pessoas para pensar diferente um problema apresentado”.

Por isso, “o Lab-JF1 foi transformado em um Hub de Inovação (espaço de desenvolvimento de soluções) e compartilhamento de ideias e práticas inovadoras”, explicou a juíza Maria Cândida. “Nosso objetivo é conseguir conectar pessoas inovadoras na 1ª Região, criando pontos de encontro virtuais e promovendo a comunicação dessas pessoas, por meio do mapeamento das inovações, fazendo a sua divulgação e promovendo a inovação”, afirmou.

Durante o evento foram sorteados três livros, dois “Inovação e gestão do conhecimento” e um “De onde vêm as boas ideias”, patrocinados pela Associação dos Servidores da Justiça Federal da 1ª Região (Assejufe), além de cinco cortesias para 18º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, fornecidas pela SBGC.

A gravação da 3ª edição on-line do Café com Conhecimento ficará disponível na midiateca do Cedap.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações