Crédito: TRE/DF A desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso tornou-se a única mulher no cargo de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) ao ser empossada no cargo para o biênio 2023-2025 na sede do TRE, nessa segunda-feira, dia 7 de agosto. A magistrada foi eleita, por unanimidade, em sessão da Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) no último dia 13 de julho.
Após leitura e assinatura do termo de posse e dos cumprimentos às autoridades presentes, o presidente do TRE/DF, desembargador Roberval Belinati, proferiu algumas palavras, destacando como sentia-se honrado em presidir a solenidade da desembargadora e recordou os tempos em que lecionaram juntos na mesma faculdade. “Era uma das professoras mais queridas, uma das mais homenageadas. Aquela professora que todo aluno gosta, ama, torce por ela”.
O vice-presidente do TRF1, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, representando o presidente da Corte, desembargador federal José Amilcar Machado, ressaltou as qualidades da magistrada. “É uma colega extraordinária, muito leal e de uma convivência muito suave, muito amistosa, embora muito empenhada na defesa de suas convicções, o que para mim é uma grande qualidade”.
Para o corregedor do TRE/DF, desembargador Mário-Zam Belmiro, a escolha da magistrada é de grande importância para a Corte Eleitoral. “Eu já vinha reclamando que há muito tempo precisava ser membro efetivo desta Corte uma mulher. ‘Há tempo para todo o propósito debaixo do céu, disse o Rei Salomão’. Então, chegou o dia. Seja muito bem-vinda”.
Também presente na solenidade, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, homenageou a magistrada. “Vem da Advocacia. É uma pessoa por quem nós temos um carinho muito grande. É uma pessoa que tem um trabalho dentro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e na magistratura que nos encanta a todos”.
Em sua fala, a desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso afirmou: “por aqui passarão matérias de extrema importância e que serão lide in case para este país todo, porque aqui é a capital do país, e o coração do Brasil está aqui. Nos cabe a responsabilidade de conduzir esses processos nos criteriosos limites da Constituição”.
Além do presidente e do corregedor do TRE/DF e do vice-presidente do TRF1, compuseram a mesa de honra da solenidade: os membros do TRE/DF, desembargadores Renato Guanabara Leal, Renato Coelho, Demétrius Gomes Cavalcanti e Fabrício Fontoura Bezerra; o procurador regional eleitoral substituto, Wellington Bonfim; o governador do DF, Ibaneis Rocha; o senador Eduardo Gomes (PL/TO); o presidente do TJDFT, desembargador Cruz Macedo, e o segundo vice-presidente do TJDFT, desembargador Sérgio Rocha.
A cerimônia foi transmitida e está disponível no canal do TRE/DF no YouTube.
RF, com informações do TRE/DF.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região