Crédito: Ascom-TRF1 Membros do Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região (JF1) se reuniram na última terça-feira, dia 7 de junho, para a apresentação do relatório de visita institucional ao Iluminas, o espaço de inovação da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG). Como parte dos objetivos do encontro, além da definição das próximas atividades, o grupo relatou experiências dos dois dias de visitação ocorrida entre 26 e 27 de maio, em Minas Gerais, com a finalidade de levantar subsídios iniciais para organização e funcionamento do laboratório do TRF1.
A visita em MG foi realizada pela juíza federal em auxílio à Corregedoria Maria Cândida de Carvalho Monteiro de Almeida e pelos servidores Adriana Saraiva, Ricardo Teixeira Marrara, Sergio Faria Lemos e Veronica Bicudo, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Ao longo dos dois dias de encontro, foram discutidos pontos como estruturação do laboratório, manutenção e identificação de perfis de laboratoristas, prática laboratoriais, ferramentas, capacitação e previsão orçamentária. Também, na oportunidade, foram apresentados, aos membros do TRF1, os projetos do Iluminas e o lançamento da cartilha com uso de visual law e de linguagem simples.
Já quanto à definição das próximas atividades do Laboratório de Inovação, os membros abordaram, especialmente, a questão inicial da capacitação e das estratégias necessárias para traçá-la, bem como a identificação de perfis de laboratoristas para atuarem no espaço da JF1. Nesse sentido, o grupo vê a possibilidade de montar parcerias com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) para formação dos laboratoristas, considerando que foram responsáveis pela capacitação dos atuantes no Iluminas e em outras instituições, como na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O Centro de Aperfeiçoamento de Servidores da 1ª Região (Cedap/TRF1) estará à disposição para atuar junto ao grupo nos preparativos e na execução das capacitações.
O grupo se reunirá, nos próximos dias, no espaço do LabJF1 da sede do TRF1 em Brasília, para decidir a concretização dos treinamentos.
Participantes - Participaram da reunião do Laboratório de Inovação do TRF1 os magistrados: juíza federal em auxílio à corregedoria Maria Cândida de Carvalho Monteiro de Almeida; juíza federal em auxílio à Presidência Maria Cecília de Marco Rocha e o coordenador do Núcleo de Gestão de Precedentes e Ações coletivas, juiz federal Roberto Carvalho Veloso. E também os servidores Adriana Saraiva Ferreira, Bento Gomes Barbosa, Gustavo Stênio, Fábio João Gaudino, Juliano Vasconcelos, Jean Carlo Batista, Marta Niemeyer Borges de Andrade, Ricardo Teixeira Marrara, Vanessa Rodrigues Barbosa Siqueira.
O Laboratório de Inovação - Criado no último dia 31 de março, o LabJF1 funcionará de maneira colaborativa com a Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint 1) e contará com apoio e suporte técnico da Assessoria de Projetos de Suporte e Fomento à Atividade Judicial (Asfaj). Entre as competências do Lab JF1 estão: impulsionar a difusão da cultura da inovação na 1ª Região com a modernização de métodos e técnicas de desenvolvimento do serviço judiciário; fomentar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras que criem uma forma de atuação e gerem valor para a Justiça Federal da 1ª Região e propiciar à Administração do TRF1 a apresentação de solução de problemas complexos com uso de métodos e técnicas colaborativas e ágeis.
Saiba mais sobre o LabJF1 na reportagem da última edição de abril da Primeira Região em Revista, disponível no Wixsite.
AL
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região