Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

02/08/2023 08:40 - INSTITUCIONAL

Revista do TRF1 recebe artigos para edição especial

INSTITUCIONAL: Revista do TRF1 recebe artigos para edição especial

A Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) está recebendo submissões de artigos científicos inéditos para publicação na edição especial com a temática: Fronteiras do Constitucionalismo. O prazo para envio é até o dia 31 de outubro.

Podem participar magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores, colaboradoras e cidadãos em geral mediante cadastro no Sistema da Revista. A publicação está prevista para acontecer no dia 30 de janeiro de 2024.

O diretor da revista, desembargador federal Ney Bello, explica a relevância que o tema suscita. “Em um mundo cada vez mais marcado pelas evoluções digitais e cada vez mais norteado pelas experiências constitucionais, sobretudo a partir da ótica ocidental, o debate das fronteiras do constitucionalismo envolve tanto a possibilidade de um resgate histórico como também de uma vivência dogmática sobre como os tribunais constroem, em sua própria dinâmica histórica, as diferenças entre o direito e o que está fora do direito, a partir dessas fronteiras”, observa.

O magistrado também acredita que esses debates contribuem e geram impacto, inclusive, na produção de decisões. “É possível analisar como concretamente isso gera impacto na dinâmica da produção de decisões pelo direito. Será uma edição muito importante, que dará espaço para construir a análise do tema a partir dos mais variados enfoques, desde o histórico até o mais dogmático”, pontua.

A seleção dos artigos é feita pelos critérios de relevância, pertinência, ineditismo e maturidade no trato da matéria. Após o envio, os textos passam pela aprovação de dois profissionais com mestrado ou doutorado. Verifique todos os critérios de submissão.

Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail: revista@trf1.jus.br.

Periódico de excelência - A Revista do TRF1 conquistou neste ano a classificação B1 no Qualis Capes, o que a torna um periódico de excelência nacional. O sistema Qualis Capes classifica produções científicas dos programas de pós-graduação brasileiros no que diz respeito a artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.

O método de análise foi criado para classificar a qualidade dos artigos stricto sensu e das pesquisas científicas. A lista com a classificação é disponibilizada e pode ser acessada por quem deseja conhecer os periódicos que apresentam um bom conteúdo.

Esse método é caracterizado da seguinte forma: A1 e A2: contempla periódicos de excelência internacional; B1 e B2: abrange periódicos de excelência nacional; B3, B4 e B5: considera os periódicos de média relevância e C: contempla periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.

FM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações