Crédito: Robson Medeiros Bacharéis em Direito de todo o país participaram, no último domingo, 23 de julho, da primeira fase do concurso para Juiz Federal Substituto promovido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A seleção teve 6.915 inscritos, mas o número de abstenções foi de 2.403. Ao todo, 4.512 candidatos que realizaram a prova em 13 cidades: Belém/PA, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Goiânia/GO, Macapá/AP, Manaus/AM, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Salvador/BA, São Luís/MA e Teresina/PI. A candidata Isabelle Goulart veio do Rio de Janeiro para fazer a prova em Brasília. Ela falou da preparação para concretizar o sonho da magistratura e da importância de atuação do juiz de primeiro grau. “A magistratura é um sonho antigo. Já tem 10 anos que venho estudando, desde que entrei na faculdade. E tem sido uma caminhada longa e cansativa. Os juízes de primeiro grau são os primeiros a terem acesso às demandas processuais e às partes, então é importante ter um olhar diferenciado sobre essa atuação”, afirmou.
Nessa primeira etapa da seleção os candidatos participaram de uma prova objetiva com cem questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Embora a previsão do edital seja de apenas uma vaga mais cadastro de reserva, a administração do TRF1 pretende convocar pelo menos até 100 aprovados e promover uma recomposição no quadro de juízes.
O concurso ainda terá outras quatro fases: Segunda Etapa - Prova Escrita (Discursiva e Prática de Sentenças), de caráter eliminatório e classificatório; Terceira Etapa - com as seguintes fases, de caráter eliminatório: Inscrição definitiva, Sindicância da vida pregressa e investigação social, Exame de sanidade física e mental, Exame psicotécnico; Quarta Etapa - Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório e Quinta Etapa - Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.
Juízes Federais - Atualmente a Primeira Região conta com cerca de 351 juízes federais titulares e substitutos distribuídos nas varas das seções e subseções judiciárias e nas turmas recursais. Os novos magistrados vão reforçar a equipe e impulsionar o julgamento das demandas judiciais do primeiro grau, que, em 2022, julgou mais de um milhão e duzentos mil processos (1.258.803).
APS
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região