Em julho, o juiz federal Rafael Leite Paulo, da 9ª Vara Federal de Mato Grosso, recebeu a visita da consultora do Instituto Inonovare Rubia Salah Ayoub com o objetivo de apresentar detalhes do Projeto PJe+R, inscrito para o Prêmio Innovare 2023.
O juiz federal Rafael Paulo é um dos desenvolvedores da extensão PJe+R, juntamente com a equipe de servidores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) composta por Israel Azevedo e Ageilson Rodrigues, e do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, composta pelo juiz federal Caio Moysés de Lima e pelo servidor Igor Madeira.
O Projeto PJe+R é uma extensão para navegadores de acesso à internet que traz melhorias na utilização do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), beneficiando tanto os usuários externos quanto os internos. A extensão tem como lema, simbolizado pelo “+R” em seu nome, oferecer aos usuários mais rapidez, mais racionalidade e mais relevância para componentes e funcionalidades do sistema processual eletrônico.
Em abril deste ano, o PJe+R chegou a ser apresentado à Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint1) e seu link já está sendo utilizado nos tribunais das 1ª e 3ª Regiões, contando com mais de 17.000 usuários e estando disponível nas lojas da Chrome Web Store e Firefox Browser add-ons para os navegadores Chrome, Firefox e Edge.
O tema do Prêmio Innovare de 2023 é a Defesa da Democracia e o Estado Democrático do Direito, abrangendo eficiência e agilidade do Judiciário como parte desse direito. Segundo o magistrado Rafael Paulo, a relação entre o tema e o projeto apresentado é justificada, pois a extensão PJe+R é uma ferramenta que atende a essas necessidades básicas.
Confira no portal da SJMT.
Sobre o prêmio Innovare - Há 20 anos o Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas.
As práticas inscritas são visitadas pelos consultores especializados e posteriormente julgadas por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a Comissão Julgadora.
Fonte: SJMT, com adaptações AL/AscomTRF1 e informações do site do Prêmio Innovare.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região