Com o intuito de promover estudos para implantação do "Projeto Governança nas Aquisições", o diretor-geral da Secretaria, Carlos Frederico Maia Bezerra, por meio da Portaria Diges 405/2023, instituiu um Grupo de Trabalho coordenado pelo diretor da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor), Adelson Vieira Torres e composto pela diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Secge), Maria Aparecida de Sousa Mendes; pela diretora da Divisão de Análise Contábil e Custos (Dicoc), Aldenes Almeida Machado; pela diretora da Divisão de Programação Orçamentária (Dipor), Silvânia Renata Almeida Sereno de Sousa; pela diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), Maria Carolina de Souza Ribeiro; pela diretora da Divisão de Planejamento (Dipla), Nádia Barbosa da Cruz Santana; pelo diretor da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Dicom), Rodrigo Pires Andrade Maranhão; pela supervisora da Seção de Monitoramento do Planejamento das Contratações (Semop) Ariadne Maryla Tezelli Souza; pelo servidor do Núcleo de Gestão Orçamentária de Obras (Nugob) Bruno dos Santos Rocha e pelo servidor da Dipor Fábio João Gaudine Costa.
Conforme previsto na Portaria, o GT tem até o dia 31 de dezembro de 2023 para a implantação do Projeto no TRF 1ª Região.
Boa prática - No dia 7 de junho, o TRF 1ª Região recebeu, em sua sede em Brasília/DF, uma equipe composta por servidores da Justiça Federal da 5ª Região para uma apresentação sobre o projeto Governança das Aquisições já em avançado processo de consolidação no TRF5.
Na ocasião, a equipe do TRF 5ª Região explicou que a Governança das Aquisições trata, em síntese, de solução integrada que contempla uma série de ações e de procedimentos para modificar a cultura organizacional relacionada às aquisições e possibilitar a melhor gestão das aquisições, contratações e renovações. A Governança consiste, de modo geral, na integração entre orçamento, centros de custos, contratos vigentes, gestão de projetos e Business Inteligence e tem como premissas a eficiência, a previsibilidade, as boas práticas de gestão de projetos, a transparência e a inovação.
Dividida em três fases (planejamento, execução e finalização), as principais transformações promovidas pela Governança se dão na fase de execução, apontaram os servidores do TRF5. Planilhas de fácil acesso aos gestores e a qualquer interessado facilitam o acompanhamento dos projetos, ajudam a identificar as ações paradas e a remanejar os valores parados em outras unidades para aquelas que já puderem gastar com algum item de necessidade que esteja em fila, quando possível.
LC
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região