Em clima de despedida, membros da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) prestaram homenagem ao desembargador federal Antônio Souza Prudente em sua derradeira sessão no colegiado, realizada na última quarta-feira, 28 de junho de 2023, em razão de sua aposentadoria publicada nessa segunda-feira, 3 de julho. O desembargador dedicou 53 anos de sua vida ao serviço público e 40 desses à magistratura federal. No fim da sessão, os colegas da Turma parabenizaram Souza Prudente por sua trajetória profissional, destacaram seus méritos nas mais diversas áreas do Direito e sua vocação para a poesia.
Com a palavra, o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão externou sua admiração por Souza Prudente. “Vossa Excelência é um talento, faz diferença e por onde passou deu tamanha expressão aos cargos que exerceu. Deixa seu legado com o compromisso que sempre teve com a magistratura e que ecoará por muitas gerações”, pontuou.
Carlos Pires Brandão aproveitou, ainda, para recitar a poesia “Vou agora sonhar”, de Antônio Francisco da Costa e Silva, que, segundo o desembargador, condiz com o momento, uma vez que o homenageado se dedicou tanto ao trabalho e passou por inúmeras adversidades:
Vou agora sonhar
A minha vida, sempre inquieta como o mar,
É de renúncia, sacrifício e desencanto:
Enquanto vão e vêm as ondas do meu pranto,
Estende-se o horizonte, além do meu olhar...
Na imensidade azul fico a cismar, enquanto,
A refletir o céu, vai-se acalmando o mar...
Acalma-se também minha dor, por encanto:
— Já cansei de sofrer! Vou agora sonhar...
Na oportunidade, Souza Prudente se emocionou também com palavras de outros magistrados, agradeceu a todos as expressões e enfatizou: “Em todos esses anos de serviço, nunca traí meus ideais. Sempre atuei em defesa dos mais fracos, dos humildes, da natureza e dos interesses coletivos e sociais”.
Homenagem no TRE-DF - Durante a 49ª sessão híbrida do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que ocorreu na última terça-feira, 27 de junho, o desembargador federal Souza Prudente também recebeu homenagens dos colegas do Eleitoral, da esposa e de sua assessora. Na ocasião, o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, realizou a leitura do currículo do magistrado, que é natural de Cedro de São João (SE) e foi empossado no cargo de juiz do TRF1 em fevereiro de 2001 e indicado para compor o TRE-DF como membro titular da Corte no biênio 2022-2024.
O presidente do TRE-DF ressaltou, em seu discurso, que Souza Prudente dedicou sua vida inteira ao serviço público, desempenhando as mais diversas funções - juiz federal, desembargador e professor. “Nós só podemos registrar a nossa gratidão por tudo que Vossa Excelência realizou em favor da Justiça Federal, do Poder Judiciário, do Brasil. Receba nosso agradecimento pelos serviços relevantes prestados, sempre foi um homem brilhante, honrou a toga em todos os momentos de sua vida”, pontuou Roberval Belinati.
A assessora do desembargador Souza Prudente, Jeane Barbosa, agradeceu ao desembargador as contribuições nas mais diversas áreas do Direito, sobretudo na Ambiental, reforçando que a colaboração do magistrado também se deu no Direito Eleitoral: “Com certeza, os precedentes de Vossa Excelência encontrarão um campo fértil para o aprimoramento dessa Justiça Especializada.”
Maria Juracy, esposa do homenageado, também fez um discurso para o desembargador: “Toda a trajetória dele foi com muito amor, como todos falaram. É um trabalho social, de defesa do meio ambiente, das pessoas. Eu só tenho que agradecer, que Deus o abençoe nessa aposentadoria, e quero parabenizá-lo por tudo de bom que ele fez”, frisou.
TS, com informações adicionais do TRE-DF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região