Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/07/2023 08:10 - INSTITUCIONAL

Robô da SJBA que elabora sinopses de processos traz mais celeridade para julgamentos na 1ª Região

INSTITUCIONAL: Robô da SJBA que elabora sinopses de processos traz mais celeridade para julgamentos na 1ª Região

A Seção Judiciária da Bahia (SJBA), em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolveu uma solução automatizada que gera sinopses de julgamento no ambiente de 2º grau (processos de Turmas Recursais e do TRF1) do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A solução já está disponível para toda a Justiça Federal da 1ª Região.

A funcionalidade, desenvolvida pela 2ª Turma de Residência em Tecnologia da Informação (TI) da UFBA, foi elaborada dentro da extensão PJe+R (vinculada diretamente ao navegador) e por isso já está disponível para toda a 1ª Região. A ferramenta tem o propósito de fornecer a juízes, advogados e a outras partes interessadas um panorama claro e sucinto dos casos pautados em uma sessão de julgamento, ajudando, assim, a orientar as discussões durante a sessão, além de poder ser usada como um ponto de referência para uma compreensão mais rápida e precisa do processo.

Para isso, o robô acessa todos os processos da pauta de uma sessão de julgamento, seleciona para coletar os tipos de voto, assuntos e ementas e gera um documento em formato Word com os dados dos processos e suas ementas, classificados e agrupados por tipo de voto e assunto, que depois de baixado pelo usuário estará disponível em sua própria máquina para edição.

Com a utilização dessa funcionalidade, o tempo de elaboração de um relatório sinopse com 200 processos foi reduzido de dois dias para cerca de 12 minutos, oferecendo maior segurança, confiabilidade e aumento da produtividade.

Confira a íntegra da matéria da SJBA.

Sobre a extensão PJe+R - Solução desenvolvida na Justiça Federal da 1ª Região que atende às necessidades do usuário do PJe e permite entregas mais rápidas para o Sistema por ser um ambiente vinculado diretamente ao navegador (Firefox, Google Chrome).

Segundo o juiz federal em auxílio ao Conselho Nacional de Justiça Rafael Leite Paulo, da 9ª Vara da Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT), “a aplicação consome muito menos capacidade computacional, além de funcionar bem em todos os ambientes, diferente de cenários que muitas vezes dificultam o acesso ao PJe, como, por exemplo, incompatibilidade de versões ou regras de segurança implementadas”.

RF, com informações da SJBA.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações