Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

30/06/2023 08:30 - INSTITUCIONAL

Esmaf/TRF1 inicia parceria com a Sciences Po para formação especializada

Crédito: Esmaf/TRF1INSTITUCIONAL: Esmaf/TRF1 inicia parceria com a Sciences Po para formação especializada

A Escola de Magistratura Federal da Primeira Região (Esmaf/TRF1) iniciou um diálogo para o estabelecimento de um programa inovador de formação para juízes federais. A reunião que marcou o começo desse processo foi realizada na sede principal da Sciences Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris), em Paris, no dia 22 de junho.

O diretor da Esmaf, desembargador federal Souza Prudente, e o diretor da Faculdade de Direito da Sciences Po, professor Guillaume Tusseau, se reuniram para discutir a celebração de um acordo que permita que os juízes federais da Primeira Região participem de cursos de formação específicos na renomada instituição francesa. Os cursos são projetados para fornecer treinamento de alto nível para funcionários do Estado em várias disciplinas, incluindo Ciências Sociais, Direito Constitucional, direito internacional privado e público, além de direito, inovação e tecnologia.

Com isso, a Esmaf/TRF1 está se posicionando para ser a primeira Escola Judicial a estabelecer tal acordo com a Sciences Po, uma instituição de elite reconhecida mundialmente. O Instituto é conhecido por destinar pelo menos 50% de suas atividades para serem ministradas em inglês, a fim de atrair estudantes e intelectuais de alta performance acadêmica de todo o mundo. A instituição também é notável pela ampla oferta de financiamento para bolsas de pesquisa.

O acordo proposto se alinha com os Programas de Internacionalização tanto da Esmaf quanto da Sciences Po. A meta central da iniciativa é impulsionar a produção jurídico-acadêmica dos magistrados federais e fortalecer a Esmaf/TRF1 como referência global nas ciências jurídicas.

Para isso, a proposta de parceria visa preparar juízes federais para enfrentar os desafios jurídicos do século XXI e promover uma cooperação e intercâmbio acadêmico mais robusto.

A colaboração entre as instituições é um avanço significativo para o fortalecimento do sistema judiciário federal brasileiro e para o estreitamento das relações internacionais em termos de educação e formação jurídica. Mais detalhes sobre o programa e a parceria serão divulgados nos próximos meses.

Texto de autoria da Esmaf/TRF1

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações