Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/06/2023 08:20 - INSTITUCIONAL

Membros do Laboratório de Inovação do TRF1 e das Seções Judiciárias da Bahia e do Maranhão se reúnem para troca de experiências

INSTITUCIONAL: Membros do Laboratório de Inovação do TRF1 e das Seções Judiciárias da Bahia e do Maranhão se reúnem para troca de experiências

Com o objetivo de compartilhar experiências inovadoras, na última segunda-feira, dia 5 de junho, membros do Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região (LabJF1) se reuniram, em ambiente virtual, com o diretor do foro da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), juiz federal Rubem Lima de Paula Filho, e com a diretora do Núcleo de Gestão Estratégica de Inovação (NUCGE) da Seção Judiciária da Bahia (SJBA), Liliana Kelsch Sarmento.

Na ocasião, a juíza federal em auxílio à Presidência, Maria Cecília de Marco Rocha, afirmou ter tomado conhecimento das soluções implementadas pelas SJMA e da SJBA: “constatamos a necessidade de nos integrarmos. Precisamos seguir essa trilha juntos. Parabenizo pelas iniciativas adotadas e vamos trabalhar em conjunto, mantendo nossa identidade de Tribunal, aliada a flexibilidade de laboratório”, pontuou.

Contribuindo com a abertura da reunião, a juíza federal em auxílio à Corregedoria Regional da 1ª Região (Coger), Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, ressaltou que a ideia é um trabalho em rede de todos os laboratórios, de forma conjunta e colaborativa: “temos que pensar em metodologias compatíveis com as exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como por exemplo, design thinking e documentação”.

A diretora do Nucge/SJBA, Liliana Kelsch, contou que passou a investir em ferramentas tecnológicas e automatização, com a proposta de ajudar o servidor a melhorar os processos de trabalho. Como medidas, Liliana citou como exemplo a substituição das planilhas do Excel pela ferramenta Power Apps e monitoramento de painéis no Power BI. A diretora afirma que disponibiliza as práticas para compartilhamento “tudo é registrado no SEI. Nos últimos dois anos lançamos um Chat boot utilizando o celular e o outro foi o Painel de Contratações. Temos investido porque facilita muito a gestão de informações e dados.”, declarou.

Outro ponto abordado por Liliana foi a parceria com Residência de TI da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que desenvolve sistemas para a Seção Judiciária da Bahia e reforça que um dos requisitos é permitir o compartilhamento das ferramentas desenvolvidas e possam ser utilizadas por outras seccionais. A diretora conta que, no momento, os desenvolvedores estão trabalhando em dois sistemas que serão entregues até agosto.

Colaborando com suas experiências, o diretor do foro da SJMA, juiz federal Rubem Lima de Paula Filho relatou que uma das medidas tecnológicas adotadas pelo SJMA e que está em fase de implementação é um Chat Boot e afirmou que tem contado com parcerias para buscar soluções para demandas administrativas e fiscais, como o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O juiz explicou que possuem um Laboratório de Inovação, aberto a participação para pessoas com ideias ligadas à tecnologia “a inovação está no espírito da Seção, trabalho a perspectiva como um todo, visando a cooperação, independente se está vinculado ao Lab ou não “, frisou.

Encerrando a reunião, a juíza Maria Cecília de Marco Rocha agradeceu a troca e afirmou que a expectativa é poder expandir e contar com laboratórios de outras seccionais: “seria uma sinergia de trabalho, temos que caminhar com esse olhar voltado para a tecnologia. Vamos incentivar que as unidades que não têm, criem um laboratório. Pensaremos também em cursos”, salientou.

Participantes - estavam presentes à reunião a juíza federal em auxílio à Presidência, Maria Cecília de Marco Rocha: a juíza federal em auxílio à Presidência Clara da Mota Santos Pimenta; a juíza federal em auxílio à Coger, Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida; o diretor do foro juiz federal Rubem Lima de Paula Filho, da Seção Judiciária do Maranhão; da Coordenadoria de Inovação e Fomento à Atividade Judicial (Cofaj), o diretor de coordenadoria Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto; e os servidores Leandro Franco Vilar; Paula Cristiane Naves e Cláudia Mikaele do Prado Sorrentino; a diretora da Divisão de Automação e Inteligência Artificial (Diale) Adriana Saraiva Ferreira; a diretora do Núcleo de apoio ao Laboratório de Inovação (Nulab); Milena Lima Pereira Araujo; o servidor da Secretaria de Planejamento Orçamentário (Secor), Fábio João Gaudine Costa; a diretora do Núcleo de Informação e Biblioteca (Nuibi), Verônica Bicudo de Castro Azambuja. Liliana Kelsch Sarmento, diretora do Núcleo de Gestão Estratégica de Inovação (NUCGE), da Seção Judiciária da Bahia

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações