Para celebrar o Dia do Meio Ambiente e sensibilizar todo corpo funcional em relação à sustentabilidade, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por meio do Grupo Executivo IV do Plano de Logística Sustentável (PLS), promoverá na terça-feira, 6 de junho, das 15h às 17h, uma roda de conversa com o tema “Governança e Sustentabilidade: o conceito ESG na prática", ao vivo, on-line, via Teams, para toda Justiça Federal da 1ª Região.
O palestrante será Renato Cader, doutor em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Renato é professor da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP e já foi docente do MBA da Fundação Getúlio Vargas de Políticas Públicas para a Sustentabilidade e de Gestão de Compras Governamentais. Além disso, ministrou o curso "Sustentabilidade na Administração Pública", no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No conteúdo programático do evento será abordado a teoria e prática do ESG no Setor Público e também apresentado um case de sucesso. Haverá, ainda, um momento para perguntas dos participantes tirarem dúvidas em relação ao tema sustentabilidade durante o processo de contratações previstas do Tribunal.
As Inscrições deverão ser feitas, até às 15 horas do dia 5 de junho, por meio da plataforma Unicorp neste link. O evento contará para o Adicional de Qualificação (AQ) aos participantes
Os prestadores de serviços e estagiários interessados em participar da roda de conversa deverão se inscrever pelo e-mail: sedup@trf1.jus.br.
Dia do Meio Ambiente - O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e, como parte da programação do mês do Meio Ambiente, o Setor de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Setvid), em parceria com a Assessoria de Comunicação do TRF1, promoverá, de 26 a 30 de junho, uma exposição no Espaço Pontes de Miranda, no edifício Sede I, com o tema “Plano de Logística Sustentável: Passado e Futuro.
A ideia da exposição é fazer uma retrospectiva de tudo o que foi feito dentro da temática pelo Tribunal, rememorando conceitos e iniciativas, e trazer os novos desafios e metas do Plano de Logística Sustentável para o futuro próximo.
ESG - Nos últimos tempos, o termo ESG tem ganhado grande visibilidade, graças a uma preocupação crescente do mercado financeiro sobre a sustentabilidade. A sigla em inglês significa “Environmental, Social and Governance” ou seja, se baseia nos três pilares “Meio Ambiente, Social e Governança” e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Esse conjunto de padrões e boas práticas visam definir se uma empresa ou órgão é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
De acordo com informações do Pacto Global, iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para encorajar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, o termo ESG foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Surgiu de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.
O entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade. Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, seja no mercado interno ou no exterior. No mundo atual, no qual as empresas são acompanhadas de perto pelos seus diversos stakeholders (partes interessadas), ESG é a indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.
FM
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região