O Conselho da Justiça Federal (CJF) concluiu a implantação do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH). O anúncio da conclusão, que ocorreu no âmbito do órgão, foi feito pelo secretário-geral do Conselho, juiz federal Daniel Marchionatti durante a sessão ordinária de julgamento, realizada nessa segunda-feira, dia 29 de maio, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Na ocasião, o vice-presidente do TRF 1ª Região, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, representou o presidente da Corte, desembargador federal José Amílcar Machado.
Segundo o secretário Daniel Marchionatti, “O Sistema já está responsável pela movimentação da nossa folha de pagamento e toda gestão dos nossos Recursos Humanos, o que traz uma grande eficiência de recursos e no tratamento das informações das servidoras e dos servidores, e das magistradas e dos magistrados. A partir de agora nós seguiremos com o cronograma, que já está adiantado”.
Sobre o SERH - O SERH foi desenvolvido no TRF4 e aprovado como sistema nacional do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus em março de 2021. Concluída no Conselho, a implementação do Sistema será feita nos Tribunais das 2ª e 3ª Regiões. A previsão é que o recurso esteja totalmente efetivado na Justiça Federal até 2026.
No TRF1, o Sistema já conta com 7 etapas validadas, de um total de 16 que completam a instalação. O último treinamento de imersão do SERH na Corte aconteceu em novembro de 2022 e contou com a participação de representantes do CJF e dos cinco tribunais regionais federais.
Sijus - O SERH também foi pauta na última reunião do Comitê Gestor do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal (Sijus), realizada no dia 25 de maio. Na oportunidade, os representantes das subsecretarias de TI do CJF e dos secretários de Tecnologia da Informação dos seis Tribunais Regionais Federais (TRFs) negociaram a ampliação da parceria entre os órgãos na implantação de sistemas de TI nacionais, nos mesmos moldes do SERH.
Além disso, foram discutidos o fortalecimento da contingência da Nuvem da Justiça Federal (Nujufe), para garantir alta disponibilidade dos sistemas nacionais, e a padronização dos cargos na área de TI da Justiça Federal.
RF, com informações do CJF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região