O Fórum da Subseção Judiciária (SSJ) de Campo Formoso/BA receberá, em homenagem póstuma, o nome do desembargador federal Aloísio Palmeira Lima, que integrou a Corte do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) no período de 1993 a 2007. Para o próximo dia 2 de junho, está prevista cerimônia de aposição de placa denominando o nome do desembargador federal à sede da SSJ, onde também será colocado um novo letreiro para a fachada do prédio nomeado em homenagem ao magistrado.
Clique aqui para saber mais sobre a cerimônia.
A designação de nomes de pessoas para denominar imóveis, bens públicos e espaços internos do Tribunal, das seções e das subseções Judiciárias da 1ª Região é regida pela Resolução Presi 34 de 13 de setembro de 2021. O ato tem o sentido cívico e educativo de homenagear pessoas que demonstraram dedicação excepcional ou desempenho destacado à Justiça Federal, mediante designação de seus nomes para bens públicos.
De acordo com a Resolução Presi 15 de 2023, assinada, ainda em março, pelo presidente do TRF1, desembargador federal José Amilcar Machado, o nome do desembargador federal Aloísio Palmeira Lima foi indicado pelo juiz federal Durval Carneiro Neto, diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia (SJBA).
A homenagem leva em consideração as relevantes contribuições do eminente desembargador federal Aloísio Palmeira Lima, diante da atuação do jurista não apenas na Justiça Federal, como desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região de 1993 a 2007, e, sobretudo, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de 2004 a 2006, mas também, por sua atuação como juiz federal diretor do foro da Seção Judiciária de Sergipe - 1976 -; juiz federal diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí - 1977 -; juiz federal diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia - 1979 -; membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia - de 1979 a 1981 -; membro da Comissão de Regimento Interno do Tribunal Regional Federal da Primeira Região - de 1996 a 1997 -; membro do Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da Primeira Região - de 1997 a 1998 -; e, corregedor-Geral da Justiça Federal da 1ª Região - de 2002 a 2004 -, dentre outros.
Aloísio Palmeira Lima faleceu em novembro da 2022. Na ocasião, o Tribunal divulgou uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias em toda 1ª Região pelo falecimento do magistrado.
AL
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região