Crédito: JFPR Em busca de promover a governança e a gestão colaborativa na Justiça Federal, foi realizado, nos dias 18 e 19 de maio, o Encontro de Diretores de Foro das Seções Judiciárias da Justiça Federal, promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). O evento reuniu, além de diretores de foro Justiça Federal das seis regiões do país, presidentes dos Tribunais Regionais Federais e outras autoridades em prestigiada cerimônia na Seção Judiciária do Paraná, em Curitiba. Na ocasião, o desembargador federal Pedro Braga Filho compôs a mesa de honra do evento, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), José Amilcar Machado.
A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, por meio de videoconferência, abriu os trabalhos do encontro no dia 18, destacando que “A gestão eficiente dos foros é essencial para assegurar a celeridade processual, a prestação jurisdicional de qualidade e o acesso à justiça aos cidadãos. Neste momento desafiador, em que todos os gestores públicos enfrentam a constante busca pela otimização dos recursos e o aprimoramento dos serviços prestados, é essencial a criação de espaços de interação e colaboração entre os dirigentes das unidades judiciárias”.
A ministra acrescentou ainda que essa estratégia permite a busca de soluções para desafios que são comuns, pois a troca de experiências com compartilhamento de boas práticas e de inovações é elemento chave para o aprimoramento da gestão. “Os objetivos deste encontro são claros e direcionados, buscando-se discutir temas de interesse comum, promovendo a integração, a colaboração e a comunicação. Acredito que, nestes dois dias, teremos debates produtivos, aprendizado mútuo e estabelecimento de parcerias duradouras e que daqui todos possam sair com novas ideias e inspiração renovada”.
Anfitrião do evento, o diretor do Foro da SJPR, José Antonio Savaris, disse ser uma honra reunir diretores do Foro das Seções Judiciárias na sede da seccional, “Acredito que este encontro vai fortalecer a imagem da Justiça Federal no seu compromisso com a excelência na prestação jurisdicional”.
Ainda na abertura, o presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, reforçou a necessidade de compartilhamento das iniciativas na Justiça Federal, “Temos problemas comuns a serem resolvidos e precisamos trabalhar racionalmente o uso dos nossos recursos humanos e materiais. Quanto mais compartilharmos, certamente mais frutos colheremos”.
Além dos já mencionados, também compuseram a mesa de honra o presidente do TRF2, desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama; o presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira; a presidente do TRF6, desembargadora Mônica Sifuentes; o secretário-geral do CJF, Daniel Marchionatti.
RF, com informações do Portal de Notícias do TRF4
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região