Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/05/2023 08:35 - INSTITUCIONAL

Desembargador federal Hercules Fajoses representa a 1ª Região em encontro da Comissão de Segurança da Justiça Federal

Crédito: CJFINSTITUCIONAL: Desembargador federal Hercules Fajoses representa a 1ª Região em encontro da Comissão de Segurança da Justiça Federal

Para elaborar propostas de ações institucionais com o objetivo de padronizar e integrar a segurança no âmbito do Conselho e da Justiça Federal da 1ª e 2º graus, a Comissão de Segurança da Justiça Federal (CS/JF) se reuniu na última sexta-feira, dia 12 de maio, em ambiente virtual. O encontro contou com a participação do desembargador federal Hercules Fajoses, representando o TRF 1ª Região.

Os integrantes da comissão debateram os desafios enfrentados pela Polícia Judiciária e trocaram ideias e experiências quanto às escalas de plantões, força de trabalho, serviços de inteligência, capacitação e treinamento, bem como política de uniformização de armamentos e equipamentos de segurança para toda a Justiça Federal.

Na ocasião, o secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti, destacou a importância de promover a interlocução com os Tribunais Regionais Federais (TRFs) para encontrar formas efetivas de enfrentar os desafios e aprimorar as ações institucionais. “Nós estamos procurando estabelecer um diálogo estreito com as Regiões para termos uma ideia das carências e para nos inteirarmos das necessidades de aprimoramento das estruturas das áreas de segurança, de forma a fortalecermos esses serviços. Esse trabalho deve ser sempre feito de forma colaborativa, contando com a contribuição das seis Regiões”.

Os representantes das outras Regiões Federais que também estiveram presentes foram o coronel Alexandre Cavalcanti Guimarães (TRF2); o delegado de Polícia Federal Guilherme de Castro Almeida (TRF3); o desembargador federal Luiz Carlos Canalli (TRF4); o juiz federal Tiago Antunes de Aguiar (TRF5); e o desembargador federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes (TRF6).

Dentre as diversas propostas inscritas pela 1ª Região para serem debatidas na reunião, uma delas dizia respeito à definição de normas gerais relativas ao ingresso na carreira, com a inclusão de etapas durante o processo seletivo - como provas objetivas, discursivas e de aptidão física, além de avaliação médica, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional -, todas de caráter classificatório e eliminatório, conforme já é seguido pelos integrantes das forças de segurança pública.

Outro assunto de destaque levantado pelo TRF1 tratou da criação de uma plataforma tecnológica, com criptografia de ponto a ponto, para difusão e tratamento de informações relacionadas à Segurança e Inteligência Institucional, com vistas a identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais aos ativos, garantindo o intercâmbio seguro de dados entre as unidades de inteligência.

O assessor-chefe de Segurança Institucional e de Transporte do CJF, Alexandre Fagundes, ao avaliar os resultados do encontro, afirmou que a reunião foi “muito proveitosa e os encaminhamentos sugeridos foram muito oportunos. Todas as sugestões e apontamentos serão analisados cuidadosamente e o CJF irá atender na medida do possível”.

Confira aqui a íntegra da pauta do último encontro da Comissão de Segurança da Justiça Federal.

Fonte: CJF, com adaptações AL/AscomTRF1.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações