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09/05/2023 09:00 - INSTITUCIONAL

CGSis-Adm realiza 13ª encontro para avaliar os avanços no desenvolvimento dos sistemas priorizados na 1ª Região

INSTITUCIONAL: CGSis-Adm realiza 13ª encontro para avaliar os avanços no desenvolvimento dos sistemas priorizados na 1ª Região

Atualizar as informações sobre o desenvolvimento dos novos sistemas prioritários da 1ª Região foi o principal objetivo da 13ª Reunião do Comitê Gestor de Sistemas de Informação Administrativos (CGSis-Adm), realizada virtualmente nessa segunda-feira, dia 8 de maio. A integração dos dados do Sistema de Recursos Humanos (SARH) foi um dos destaques do encontro: até a próxima reunião do grupo, prevista para dia 5 de junho, a probabilidade é que a atualização automática dos dados já seja possível e provavelmente sem custos adicionais para o Tribunal.

Outros assuntos apreciados pelo Comitê envolveram o projeto de desenvolvimento do Módulo Cronograma Anual de Execução das Contratações (CAC), que integrará o sistema do Plano Anual de Contratações (PAC) e também o desenvolvimento do sistema e-Ouvidoria.

O CGSis-Adm integra o Modelo Estruturante de Governança da Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (MGoTI-JF1) e é presidido pelo diretor-geral da Secretaria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Carlos Frederico Maia Bezerra, que conduziu a reunião da última segunda-feira.

Anterior à abertura do encontro, o diretor-geral aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe da Secretaria de Gestão de Pessoas (SECGP), por meio da secretária Estela Barbosa, pelo prêmio recebido pelo TRF1, no último dia 4 de maio, em reconhecimento pela excelência do programa de estágio oferecido pelo Tribunal e pela contribuição no desenvolvimento de estudantes brasileiros para o mercado de trabalho. O Tribunal ficou como segundo colocado na categoria órgãos públicos do Poder Judiciário.

Integração do SARH - Durante a 13ª Reunião do CGSis-Adm, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Lucio Melre, informou aos membros do Comitê que há encontro agendado com a Microsoft para dar continuidade ao trabalho de integração do SARH para atualização automática nas plataformas utilizadas na 1ª Região (como, por exemplo, o Teams).

A integração é necessária por alguns motivos, dentre eles, para que os dados atualizados, como lotação correta dos usuários, façam psrte dessas plataformas para aprimorar a comunicação interna do órgão. A questão pendente referente à busca atualizada dos dados foi solucionada a partir de planilha já existente na Divisão de Informações Negociais e Estatísticas (Diest), o que pode significar uma relevante economia para o Tribunal por não exigir recursos externos. Agora, falta apenas integrar essa planilha ao Active Directory (AD), o que deve ser solucionado até a próxima reunião do CGSis.

Maria Aparecida de Sousa Mendes, diretora da Secretaria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação (Secge), também falou sobre a planilha da Diest, sugerida, no encontro anterior do comitê, pelo servidor Gustavo Stênio. “Esse trabalho a gente também utilizou no grupo de trabalho da reorganização do primeiro grau”, afirmou. “Fico muito feliz de saber que o resultado de um trabalho que estamos desenvolvendo lá vai repercutir numa economia para o Tribunal”, manifestou-se.

Demais assuntos em pauta - A respeito do desenvolvimento do Módulo CAC-PAC, Rodrigo Pires Andrade Maranhão, diretor da Divisão de Compras (Dicom), informou que já há bastante avanço no desenvolvimento desse sistema, que é inspirado no sistema do Governo Federal (PGC), válido para toda a Administração Pública Federal.

O servidor da Dicom comunicou, ainda, que o sistema está sendo considerado como inovador e poderia ser apresentado no próximo encontro dos diretores-gerais da Justiça Federal. “[Considerado] inovador principalmente a questão do CAC, do monitoramento daquilo que foi planejado e a materialização do plano, porque o plano sem a materialização é apenas uma folha de papel publicada no portal”, comentou.

O escopo do desenvolvimento do módulo sofreu ajuste considerável em razão de novo normativo oriundo do Tribunal de Contas da União (TCU), conforme explicou Rodrigo Pires Andrade. Segundo o diretor da Divisão de Sistemas Administrativos (Disad), Giuseppe Dutra Janino Junior, o PAC já está concluído, embora passe por atualizações frequentes. Quanto ao CAC, acrescentou o diretor da Disad, uma versão inicial, reduzida, que atende às principais finalidades da Dicom, poderá funcionar a partir do mês de julho. Uma versão mais completa, que pudesse ser levada em nível nacional, levaria cerca de nove meses para conclusão.

Último item na pauta do CGSis-ADM, as soluções para o sistema de Ouvidoria também foram debatidas pelo grupo, que continua estudando os sistemas que possam vir em auxílio à versão do SEI, que atualmente não atende plenamente às necessidades da unidade. É possível que em breve novas tratativas sobre a questão sejam realizadas com o TRF da 4ª Região.

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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