27/04/2023 08:10 - INSTITUCIONAL
Projeto piloto de interligação de infovias de alta velocidade via fibra ótica fluvial em cidades do Amapá e Pará apresenta 99% de execução
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), atual Ministério das Comunicações (MCOM), firmaram em 2019 o Termo de Execução Descentralizada (TED) 009/2019 para a implementação da Infovia Fase 0, projeto piloto de interligação de alta velocidade via fibra óptica fluvial das cidades de Macapá, no Amapá; e Almeirim, Santarém e Alenquer, no Pará, estados em que a Justiça Federal da 1ª Região possui jurisdição.
Uma infovia é um conjunto de linhas digitais por onde trafegam dados das redes eletrônicas. O referido projeto piloto irá implantar as redes metropolitanas que serão conectados à Infovia 00 (Programa Amazônia Integrada Sustentável, que integra o Programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações) e está sendo executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Segundo informações do Conselho, a RNP emitiu os últimos relatórios de execução do Projeto Norte Conectado, em que indicam 99% de execução do projeto Infovia Fase 0 (Relatório de Status 1450985), além dos principais riscos identificados nos planos de ação (Relatório de Riscos 1489163).
Sobre o Programa Norte Conectado - O Programa Norte Conectado do Ministério das Comunicações (MCOM) prevê a construção de infovias usando os leitos dos rios amazônicos, para expandir a infraestrutura de comunicações na Região Norte.
Ao todo serão oito infovias nos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco, alcançando uma cobertura total de cerca de 12.000 km, interligando 58 municípios diretamente e atendendo a uma população de cerca de 10 milhões de habitantes.
RF, com informações do RNP.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
0 visualizações