Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/04/2023 07:50 - INSTITUCIONAL

Seções Judiciárias da 1ª Região investem na gestão sustentável dos seus recursos

Crédito: Horário Ribeiro (NUASG-SJBA) e João Mota (NUTEC-SJBA)INSTITUCIONAL: Seções Judiciárias da 1ª Região investem na gestão sustentável dos seus recursos

Viver em um meio ambiente sustentável é cada vez mais decisivo para o futuro dos seres humanos e para a preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, o Plano de Logística Sustentável do Tribunal Regional Federal da 1ª Região mais os das 13 Seccionais vinculadas à Corte servem como instrumento de gestão da sustentabilidade em toda a Região.

Como exemplo de ações que reduzem o impacto ambiental, a Seção Judiciária da Bahia (SJBA) instalou uma usina fotovoltaica no prédio dos Juizados Especiais Federais (JEF) da Seccional. A usina conta com 246 módulos fotovoltaicos (placas solares) com potência total de 134,07 kWp, ocupando uma área de 634,36 m².

A obra iniciada em outubro de 2022 possibilitará a geração de uma energia limpa com uma redução de 28,86% na fatura de energia elétrica no edifício. Segundo o engenheiro e servidor da Seção de Engenharia da Seccional (SEENG) Ricardo Rodrigues Sá, responsável pela elaboração da obra, um dos fatores que possibilitou o sucesso do projeto foi a implementação do Planejamento Anual de Compras (PAC), em 2021, que permite a programação prévia das contratações durante o ano e possibilita elencá-las por ordem de prioridade e complexidade, estabelecendo metas.

Reciclagem - Outro exemplo de ação pautada pelo uso sustentável dos recursos e que é planejada para produzir, também, benefícios sociais é a da Seção Judiciária do Piauí, que doou 2,5 toneladas de papel para a reciclagem. A doação foi feita para a Associação dos Cegos do Piauí (Acep) que viabilizará a conversão do material reciclável em recursos para manutenção alimentar, estrutural e salarial da entidade.

O papel doado compunha os arquivos documentados até o ano de 2014 e incluía processos judiciais, registros e arquivos administrativos com temporalidade cumprida, que já foram digitalizados e estavam liberados para o descarte. A ação ajudou a efetivar uma das metas do PLS da Seção Judiciária, além de ser um ato de cidadania e sustentabilidade da Seccional.

RF, com informações das SJBA e SJPI.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações