Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

19/04/2023 09:25 - INSTITUCIONAL

CJF avança na implementação do Sistema Eletrônico de Gestão de Pessoas para toda a Justiça Federal

Crédito: Reprodução/PixabayINSTITUCIONAL: CJF avança na implementação do Sistema Eletrônico de Gestão de Pessoas para toda a Justiça Federal

O Conselho de Justiça Federal (CJF) realizou, entre os dias 11 e 16 de abril, uma força-tarefa para a implementação do Sistema Eletrônico de Gestão de Pessoas (SERH). Durante o esforço concentrado, o foco da atividade foi o fechamento das folhas de pagamento dos servidores. Concluída essa etapa, a nova ferramenta poderá ser oficialmente implantada no Conselho - um marco importante para o projeto na Justiça Federal.

O trabalho realizado voltou-se para a unificação das sistemáticas dos processos de pagamento, uma vez que cada tribunal tem uma forma diferente de proceder, o que trará mais transparência e eficiência para a Justiça Federal.

Em produção desde 2015 no TRF4, o SERH será implantado em toda a Justiça Federal e é mantido e desenvolvido de forma colaborativa, com a participação de servidores de todos os Tribunais Regionais Federais (TRFs) e CJF, sob os pilares da gestão histórica das informações, da automação máxima, da racionalização dos processos e da unificação do entendimento que consolidará as regras de negócio nacionalmente.

Segundo o gerente do projeto nacional, o servidor do Conselho Frederico Augusto de Oliveira, o SERH trará diversos benefícios para a Justiça Federal, como a otimização do uso de recursos humanos e orçamentários, n transparência de dados, o desenvolvimento colaborativo nacional e a gestão do conhecimento.

“A maior dificuldade é a questão do entendimento, da semântica dos termos, das formas de se trabalhar. Então, a equipe tem feito o alinhamento dos processos de trabalho e definido os entendimentos pela unificação nacional. Tudo que o Conselho fizer no Sistema deverá ser adotado com o mesmo entendimento em todas as regiões”, explicou o servidor.

Frederico, também, ressaltou os diversos desafios e salientou o engajamento e o comprometimento da equipe no projeto, o que possibilitou uma implantação efetiva no CJF: “Demos um passo importante, os desafios são enormes. A equipe está de parabéns.”

O próximo passo da implantação no CJF será o envolvimento dos demais servidores no uso do novo sistema.

O SERH na Justiça Federal da 1ª Região - O último treinamento de imersão do SERH no TRF1 ocorreu em novembro de 2022 com a participação de representantes do CJF e dos cinco tribunais regionais federais. Na ocasião, o diretor-geral da Secretaria do Tribunal, Carlos Frederico Maia Bezerra, recebeu o coordenador da Comissão de Implantação do SERH, Frederico Augusto Costa de Oliveira, que explicou que das 16 etapas do processo de implantação do Sistema, sete já estavam validadas na Corte.

Sobre o SERH - O SERH foi desenvolvido para gerenciar todos os aspectos da vida laboral de magistrados, servidores e estagiários, permitindo a administração facilitada de férias, afastamentos, benefícios, cadastro de dependentes, movimentações de lotação, folha de pagamento, consignações, entre outros.

A utilização do SERH como sistema nacional do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus foi aprovada em sessão realizada no dia 15 de março de 2021, e sua implantação em toda a Justiça Federal será concluída até o ano de 2026.

RF, com informações do CJF.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações