Entre os dias 18 e 20 de abril, o Judiciário Exponencial (J.Ex) realiza a sexta edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Federal (Enastic). Neste ano, o evento acontece em Curitiba/PR, de forma presencial, em parceria com a Justiça Federal do Paraná e a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe). O Enastic - Justiça Federal 2023 está sendo transmitido ao vivo no canal do Judiciário Exponencial no YouTube.
Na ocasião da abertura, nessa terça-feira, dia 18, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Lúcio Melre da Silva, participou, junto aos diretores de TI dos demais tribunais regionais, da mesa de debates sobre os desafios tecnológicos da Justiça Federal.
O diretor de TI do TRF1 falou sobre alguns desses desafios e destacou que “O nosso grande desafio é entender que isso não é mais só um problema de Tecnologia da Informação, isso é um problema que deve permear toda a administração. Sozinhos não fazemos nada, é necessário a participação de todos. E hoje já conseguimos ver ministros, desembargadores e juízes participando de eventos dessa natureza”.
Participaram ainda da mesa de debates: o moderador Jean Carlo Zequim, diretor de Tecnologia da Informação da Justiça Federal do Paraná (JFPR); Ana Luisa Carneiro, diretora de Tecnologia da Informação do TRF2; Daniel Henrique Guimarães, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF3; Cristian Ramos Prange, diretor de Tecnologia da Informação do TRF4; e Fernanda Montenegro, diretora de Tecnologia da Informação do TRF5.
Outra participação do TRF1 no Enastic - Justiça Federal 2023 acontecerá, na próxima quinta-feira, dia 20 de abril, a partir das 11h15, no painel “O futuro da inovação no Ecossistema da Justiça Federal”, com o diretor da Coordenadoria de Inovação e Fomento à Atividade Judicial (Cofaj) e gerente do projeto de Inteligência Artificial (IA) do Tribunal, o Alei (Análise Legal Inteligente), Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto.
Confira a programação completa do evento.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região