Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/04/2023 09:00 - INSTITUCIONAL

Sustentabilidade: Seção Judiciária da Bahia promove palestra sobre manejo e descarte correto de lixo

INSTITUCIONAL: Sustentabilidade: Seção Judiciária da Bahia promove palestra sobre manejo e descarte correto de lixo

Com o objetivo de efetivar a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), a Seção Judiciária da Bahia (SJBA) promoveu, no dia 4 de abril, via Teams, a palestra “Por que devemos separar nosso lixo?”. A iniciativa teve como como público-alvo gestores e servidores da Seccional e das Subseções Judiciárias e foram apresentados procedimentos e diretrizes para o correto manejo de resíduos sólidos gerados nas unidades.

A ação faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) da SJBA e foi pensada pelo Núcleo de Administração de Serviços Gerais (NUASG), Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE) e pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NucGP) da Seccional.

Iniciando os trabalhos, a diretora do NucGE, Liliana Kelsch Sarmento apresentou um avatar, desenvolvido pelo Núcleo com tecnologia de Inteligência Artificial. O robô iniciou a introdução do evento e anunciou o palestrante.

A palestra foi conduzida por Vinícius Matos, engenheiro sanitarista ambiental, contratado pela empresa Forte - que será responsável pela implementação do plano. O engenheiro destacou que "o PGRS é um plano que contém o conjunto de ações exercidas em todas as etapas do manuseio de resíduos e rejeitos, até sua destinação ou disposição final ambientalmente adequada”.

No decorrer do discurso, o sanitarista abordou a importância da redução do consumo e explicou os conceitos básicos referentes ao tema, como a diferença entre resíduo e rejeito; reuso, reutilização e reciclagem; compostagem; coleta seletiva; lixão e aterro sanitário; destinação e disposição; logística reversa e acondicionamento e armazenamento.

Vinicius esclareceu que a discussão sobre o descarte correto de resíduos é urgente e imprescindível, pois os recursos naturais são finitos e poluir o ambiente de forma irresponsável pode ocasionar consequências irreparáveis para o solo, água, ar, flora, fauna e a saúde humana.

Também foi pontuado pelo engenheiro algumas legislações aplicáveis ao gerenciamento de resíduos sólidos, tais como: a Lei Federal nº 12.305/2010, o Decreto Federal n° 10.936/2022, a Resolução CONAMA nº 275/2001, a Lei Estadual n° 12.932/2014, entre outras.

A palestra abordou ainda sobre reciclagem - com enfoque na destinação correta de eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias; descarte do lixo orgânico e manejo pela equipe de limpeza, ressaltando a importância da separação de diferentes tipos de resíduos.

Finalizando o evento, o palestrante destinou um tempo para que os convidados pudessem esclarecer dúvidas. Na ocasião, os participantes parabenizaram a iniciativa e contribuíram com comentários sobre o tema.

TS, com informações da SJBA

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações