A Seção de Psicologia tem como objetivo promover a atenção à saúde mental dos magistrados, servidores (ativos e inativos) e seus familiares e pensionistas, independentemente de inscrição no Pro-Social, bem como possibilitar o atendimento qualificado e integrado na rede credenciada do PRO-SOCIAL. Em situações emergenciais, acolhe e encaminha prestadores de serviço e estagiários.
Tpos de atendimentos e serviços
Acolhimento para ouvir queixas e dirimir dúvidas em relação ao sofrimento emocional, levantamento de hipóteses diagnósticas e formação de demanda para encaminhamento.
Orientação: encaminhamento de pacientes para tratamentos especializados e acompanhamento dos tratamentos.
Atendimento aos magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviço em situações de crise.
Tratamentos psicoterápicos breves: necessário agendamento para avaliação e triagem.
Atendimento aos bebês e mães do Berçário: acompanhamento do desenvolvimento afetivo e psicomotor dos bebês do berçário e suporte às servidoras mães na volta ao trabalho.
Acompanhamento periódico dos servidores com licenças e afastamentos prolongados em virtude de grave sofrimento emocional para prevenção à recaída.
Programa Parar de Fumar é Possível – Programa coordenado pela equipe da Seção de Psicologia e realizado com apoio de toda a equipe de saúde com atendimentos individuais e, eventualmente, em grupo, destinado a pessoas que desejam parar de fumar. Necessário agendamento prévio de consulta com a psicóloga Maristela Fonseca.
Atividades relativas aos beneficiários do Pro-social
Auditorias (perícias) – Análise dos planos de tratamento em psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia e terapia ocupacional a serem realizados na rede credenciada ou para fins de reembolso. Antes do início de tratamentos seriados nessas áreas é necessário apresentar à unidade os planos de tratamento para análise e autorização.
Vistoria de instituições – Visitas de inspeção a instituições que realizam tratamento em psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia e terapia ocupacional para fins de credenciamento junto do Pro-Social.
Atividades Administrativas para autorizações relativas aos beneficiários do Pro-Social: atualização dos prontuários, emissão de laudos e pareceres, por solicitação da Junta Médica.