Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

04/07/2024 09:15 - INSTITUCIONAL

Assessora-Chefe de Relações Públicas e Cerimonial do TRF1 participa de Fórum Internacional na Itália

Crédito: Arquivo pessoal

Entre os dias 7 e 12 de junho, a Assessora-Chefe da Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial (Asrep) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Juliana Espíndola, integrou uma equipe que participou do I Fórum Internacional de Acadêmicos, promovido pela Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP), em Roma e Florença, na Itália*.

O fórum, organizado pela ABCP, teve a participação da Academia Internacional de Ceremonial y Protocolo (AICP) e da Academia Argentina de Ceremonial (AAC). Também compareceram embaixadores, diplomatas, acadêmicos, cerimonialistas e convidados de diversos países, entre eles Brasil, Argentina, Paraguai, Angola, Cabo Verde e Itália.

Destaques do Evento

Ao longo dos dias do Fórum, os participantes puderam acompanhar várias palestras relacionadas ao tema. Em Roma, o encontro aconteceu na Embaixada do Brasil, que fica no Palazzo Pamphilj desde 1920, localizado na Piazza Navona – um edifício histórico, inaugurado em 1650 e que se destaca pela arquitetura barroca.

Segundo Juliana, os destaques foram a palestra “O Cerimonial no Vaticano” com o Monsenhor Bruno Lins, vice-chefe do Protocolo/ Cerimonial da Secretaria de Estado do Palazzo Apostólico Vaticano e a palestra “O Cerimonial na Itália”, com Leonardo Gambo, ex-presidente da Associazione Nazionale Cerimonialisti Enti Pubblici (ANCEP).

Já na cidade de Florença, Juliana participou do Encontro Institucional com Cerimonialistas da Città Metropolitana, no Palácio renascentista Medici Riccardi, de 1460, sede da Prefeitura de Florença. O encerramento do I Fórum Internacional de Acadêmicos foi na Praça São Pedro, em audiência com o Papa Francisco, bispo de Roma, pontífice da Igreja Católica e chefe de Estado da Cidade do Vaticano.

Contribuição para o Cerimonial Brasileiro

Durante o ano de 2023, uma comissão especialmente constituída da ABCP, da qual a Assessora-Chefe da Asrep, Juliana Espíndola integrou, coletou dados de todo o país e realizou estudos técnicos com o objetivo de atualizar o Decreto n. 70.274/1972, que aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência.

O trabalho foi finalizado durante o evento na Itália, quando a presidente da ABCP, Yvone Almeida e a presidente da AICP, Eliane Ubillús, entregaram o projeto ao embaixador Renato Mosca, acadêmico da ABCP e da AICP. Já no dia 14 de junho, o embaixador fez a entrega do projeto ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em Puglia, Itália, durante reunião do G7.

Segundo Juliana, a revisão do conhecido Decreto das Precedências é necessária pois é dissonante da realidade político-organizacional atual do Brasil. Ela destaca o fato de que os magistrados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dos TRFs não fazerem parte do rol das autoridades, já que os cargos foram criados com a Constituição de 1988. Por isso, considera a revisão do normativo imprescindível, “visto que norteia não somente o trabalho dos cerimonialistas públicos governamentais, mas também serve de referência para profissionais de outras vertentes do Cerimonial”, explica.


Juliana Espíndola e o embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, 
membro da ABCP
Crédito: Arquivo pessoal

Presidente da ABCP, Yvone Espírito Santo, durante entrega da proposta de atualização do Decreto n.70.274/1972 ao embaixador Renato Mosca. 
Crédito: Arquivo pessoal

Sobre a Assessora – Juliana Espíndola é membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP), cadeira XXXV, e membro correspondente da Academia Argentina de Ceremonial (AAC). Membro do Conselho Fiscal do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas. Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/Master in Business Administration. Lotada na ASREP desde 1997, é Assessora-Chefe desde 2007.

*a viagem e a participação no evento foram custeadas pela própria servidora

JA/CB

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


116 visualizações

Veja também