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15/05/2024 09:29 - INSTITUCIONAL

Conheça a página da Gestão do Conhecimento do TRF1

A Gestão do Conhecimento é essencial para o funcionamento de uma organização - por isso, desde 2016 a página foi instituída e regulamentada no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Você pode saber mais acessando a página desenvolvida pelo Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento do Tribunal (Cogecon/TRF1), que tem o objetivo de informar e divulgar o que é feito sobre o tema em toda a Justiça Federal da 1ª Região.  

É possível navegar em conteúdos como Storytelling; Pílulas e base de conhecimento; Mapeamento da Cultura Organizacional; Dados sobre conhecimento crítico; Café com Conhecimento, entre outros. A página oferece ainda o acesso ao Banco de Boas Práticas, onde são apresentados processos de trabalho inovadores desenvolvidos pelos magistrados e servidores, que trazem retorno positivo à 1ª Região quanto às ações realizadas. 

Confira a página da Gestão do Conhecimento na intranet 

Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento (Cogecon TRF1) – A Portaria Diges 100677146 constituiu o Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento (Cogecon). Dentre as suas atribuições estão: validar, após estudo de viabilidade e oportunidade, iniciativas, medidas e projetos voltados à gestão do conhecimento propostos à Administração do Tribunal; selecionar, categorizar e priorizar iniciativas, medidas e projetos de gestão do conhecimento propostos; orientar a alimentação do banco de dados de boas práticas e do banco de ideias da Justiça Federal da 1ª Região. 

E, ainda, promover o refinamento às proposições, recomendando eventuais ajustes e complementações; propor eventuais medidas, tais como: criação de normas; uso intensificado de determinado sistema; elaboração de campanhas e vídeos de divulgação; contratação de palestrantes; aquisição de softwares; sugerir contratos e convênios e apresentar relatórios anuais com demonstrativos de ações implantadas e resultados alcançados, dentre outras. 

Gestão do Conhecimento - A Gestão do Conhecimento é um conjunto de estruturas, práticas e atividades que permitem e dão suporte à criação do conhecimento.  

É uma parte estratégica das organizações que se traduz na capacidade de identificar, mapear, gerenciar, criar, renovar, compartilhar, distribuir, captar e reter conhecimento, essencial para o funcionamento eficiente e eficaz da organização. 

O Sistema de Gestão do Conhecimento contém as seguintes etapas: Criação, Transferência, Retenção e Aplicação do Conhecimento. Essas fases envolvem desafios organizacionais, como inovação, excelência operacional, atendimento ao cliente/cidadão, crescimento e expansão. Práticas e ferramentas de Gestão de Conhecimento são empregadas para aumentar o capital intelectual da organização, com visões criativas e transformadoras, e reter o conhecimento buscando excelência dos serviços. 

 No Tribunal e Justiça Federal da 1ª Região, a Gestão do Conhecimento foi instituída e regulamentada pela Resolução PRESI 32, de 15 de agosto de 2016, alterada pela Resolução PRESI 10066510, de 7 de julho de 2020.

FM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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