A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger-TRF1) e a Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) firmaram termo de Cooperação Técnica com a finalidade de estabelecer parceria e compartilhar conhecimentos sobre o Programa “Justiça de Todos”.
O foco da iniciativa é aprimorar a implementação dos Pontos de Inclusão Digital na 1ª Região por meio da assistência técnica da CGJ-MA, que tem ampla experiência na implementação e gestão dos PIDs no estado do Maranhão.
O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal Ney Bello, e publicado na biblioteca digital do TRF1 no último dia 30 abril.
A cooperação permitirá a troca de conhecimento e boas práticas sobre a instalação e gestão de Pontos de Inclusão Digital instalados pela Corregedoria da Justiça maranhense em 121 cidades. Os pontos permitem ao cidadão o acesso, mais próximo e direto, via internet, aos serviços do Poder Judiciário em cidades que não são sedes de comarca e não possuem fórum, em parceria com as prefeituras municipais.
O Termo de Cooperação Técnica terá vigência de dois anos, sem transferência de recursos entre as partes, a contar de sua assinatura.
Conforme o documento, a CGJ-MA fornecerá informações, procedimentos e experiências adquiridas na concepção e execução do Projeto “Justiça de Todos” e prestará assistência técnica, orientação e esclarecimentos necessários sobre a infraestrutura, tecnologia, treinamento e gestão para operar as salas de inclusão digital.
Já a corregedoria regional da Justiça Federal da 1ª Região enviará representantes para participar de cursos, oficinas e capacitação promovidas pela Corregedoria maranhense, com vistas a aprimorar o conhecimento necessário para implementar e manter as salas de inclusão digital.
Saiba mais sobre o projeto “Justiça de Todos” com as notícias abaixo:
30/04/2024 – CGJ-MA compartilha Programa “Justiça de Todos” com a Corregedoria da Justiça Federal da 1ª Região (Portal do TJMA)
25/03/2024 – Tribunal maranhense instala primeiro Ponto Digital em comunidade quilombola
04/12/2023 – No Maranhão, Pontos Digitais da Justiça realizam mais de 3 mil atendimentos
Fonte: TJMA, com adaptações AL/Ascom-TRF1.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região