Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

28/06/2024 09:58 - INSTITUCIONAL

Gestores da Justiça Federal participam de encontro no CJF

imagem mostra um auditório cheio de pessoas assistindo a uma apresentação. No palco, há quatro pessoas sentadas em poltronas, participando de um painel de discussão. Há também uma pessoa em pé, aparentemente fazendo uma apresentação ou discurso. No fundo do palco, há duas telas grandes exibindo um slide com o logotipo de um evento ou organização. À esquerda do palco, há várias bandeiras de diferentes estados ou países. A plateia está atenta, e algumas pessoas estão fazendo anotações.

Gestores que trabalham na Justiça Federal participam desde quinta-feira, 27 de junho, do Encontro Nacional das Seções Judiciárias, que ocorre na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília/DF.

O sistema “Certidão Unificada da Justiça Federal”, iniciativa conjunta do Conselho com os TRFs para centralizar a expedição de certidões emitidas pelos tribunais regionais, foi lançado durante o evento, que termina nesta sexta, 28 de junho.

O encontro reúne diretores de foro das 27 Seções Judiciárias, os diretores-gerais dos 6 Tribunais Regionais Federais (TRFs), gestores das áreas de administração, de pessoas, orçamento e tecnologia da informação dos 33 órgãos da Justiça Federal.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-presidente do CJF, ministro Og Fernandes, dos desembargadores federais João Batista Moreira, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), e Carlos Muta, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Também esteve presente o secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti Barbosa.

O ministro Og Fernandes declarou que a “Justiça Federal tem uma característica muito própria, no sentido comunitário. São seis regiões que se comunicam e se integram e, consequentemente há troca de experiências. Eventos dessa natureza, traduzem a verdadeira fonte primária da administração judiciária. Sairemos daqui com mais conhecimentos e ricos de informações”, destacou.

Já o presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira, expressou sua alegria em participar do encontro e reforçou: “O TRF1 engloba 74% do território nacional. Temos sempre que manter o diálogo. Muito oportuna a iniciativa do CJF”.

Carlos Muta, presidente do TRF3, falou sobre as inovações para o aprimoramento da Justiça. “Como exemplo, temos o PJe e o e-proc, sistemas muito utilizados, que foram criados por servidores e magistrados, não por grandes corporações. Isso demonstra o trabalho valoroso e de excelência”, ressaltou.

Finalizando sua participação, o desembargador enfatizou: “Somos 6 Regiões, vários Estados e inúmeros desafios, mas uma só Justiça Federal. Este ambiente é sinal de que compartilharemos experiências que poderão transformar o judiciário”.


TRF1 apresenta boa prática

O período da manhã foi reservado para o quadro “Boas práticas - o que podemos compartilhar?”, com a participação dos TRFs das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Regiões.

Representando o TRF1, a servidora Aldenes Almeida Machado, diretora da Divisão de Análise Contábil (Dicoc), falou sobre os “Procedimentos Contábeis adotados pelo TRF da 1ª Região”, abordando rotinas utilizadas pelas áreas de patrimônio, financeiro e contábil. A servidora demonstrou como melhorar a qualidade das informações das demonstrações contábeis consolidadas na JF1, por intermédio de registros padronizados e em conformidade com as normas estabelecidas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), CJF e demais órgãos.

Entre os procedimentos, Aldenes Almeida explicou sobre passivo de 13°; passivo de férias; balancete saldo invertido; ordem bancária cancelada; GRU de anulação de despesa; crédito por acerto de remuneração; despesas antecipadas entre outros.


Na sequência, Roger Croce Pinheiro, diretor da Secretária-Geral da Seção Judiciária do Espírito Santo, do TRF2, explanou sobre o tema “Software Livre na Gestão Administrativa”. A juíza federal Marisa Cláudia Gonçalves Cucio, do TRF3, falou sobre a experiência do PopRuaJud (são mutirões que contam com a participação da Justiça Federal para atender a pessoas em condição de vulnerabilidade social).

Para falar sobre o projeto “Aproxima” (que também beneficia a população mais vulnerável nas demandas da Justiça Federal), foram convidadas a juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, diretora de foro da Seção Judiciária do Paraná, e Kely Cristina Laurentino, diretora da Divisão de Planejamento e Gestão do TRF4.

“Governança Administrativa e Financeira – em busca de eficiência” foi a temática dos servidores do TRF5 Robson Godoy de Albuquerque, diretor da Divisão de Gestão Estratégica e Governança, e Sebastião Marcos Campelo, diretor de Orçamento e Finanças.

Por fim, os juízes federais Antônio Lúcio Túlio de Oliveiras Barbosa e Fernando Gomes explicaram um pouco mais sobre “Unidades de Atendimento Avançado – o impacto no acesso e na entrega da Jurisdição”.

Certidão Unificada da Justiça Federal

Encerrando as atividades da manhã, o Conselho lançou o serviço de emissão de Certidão Unificada da Justiça Federal. A nova ferramenta está disponível no Portal do CJF e permite a emissão e a validação de certidões negativas das áreas criminal, civil e eleitoral dos TRFs das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões. Esse tipo de documento representa quase 90% das solicitações feitas aos tribunais regionais.

A iniciativa surgiu com o objetivo de agilizar a prestação jurisdicional, por meio da unificação do procedimento para acessar o serviço mais procurado pelo cidadão brasileiro na Justiça Federal.

O Encontro Nacional das Seções Judiciárias se encerra nesta sexta, 28 de junho.

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


402 visualizações

Veja também