A Justiça Federal do Tocantins celebrou 32 anos de serviços prestados à comunidade na última quinta-feira, dia 16 de maio. Presente na cerimônia solene ocorrida na sede da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), em Palmas, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal João Batista Moreira, foi homenageado como o primeiro diretor do Foro da Seccional.
“Sou um mineiro de três corações. Eu tenho um coração mineiro, um goiano e um coração tocantinense. Esta é a primeira visita que eu faço como presidente do TRF1, o que demonstra a altura da importância que eu dou a esta Seção Judiciária que eu guardo no meu coração”, declarou o magistrado federal.
A abertura do evento foi conduzida pelo diretor do Foro, juiz federal Gabriel Brum Teixeira. Ele relembrou momentos e nomes importantes da história da Seccional e destacou a relevância de cada servidor para a construção da história de sucesso da Justiça Federal no Tocantins. “Não chegamos até aqui por acaso, o passado explica o presente. Tão importante quanto o piloto é a equipe do carro competitivo (de provas automobilísticas). E este é o verdadeiro segredo do sucesso desta Seção Judiciária: os seus inestimáveis servidores”, enfatizou o diretor do Foro.
Reconhecimentos
Todos os ex-diretores do Foro da SJTO, desde 1992, foram homenageados na solenidade. Entre eles, o desembargador federal Marcelo Albernaz, do TRF1; o desembargador federal Marcelo Dolzany, que atualmente atua no TRF6; o juiz federal Cleberson José Rocha, em auxílio à Presidência do TRF1, e o juiz federal José Márcio da Silveira e Silva, da 27ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal.
Os servidores da Seção Judiciária também foram homenageados pelo tempo de serviço prestado à população tocantinense. Na ocasião, 53 servidores receberam honrarias pela atuação nos últimos 10, 20 e 30 anos.
Durante a cerimônia, também foram entregues os Selos Estratégia em Ação às unidades contempladas. O prêmio é concedido pelo TRF1 às unidades da Justiça Federal que alcançam as metas do Poder Judiciário. Na categoria Seções Judiciárias, a Seção do Tocantins foi a única a receber o Selo Diamante, premiação máxima. Todas as varas e relatorias da Turma Recursal da Justiça Federal no Tocantins foram premiadas na modalidade que avalia o desempenho de cada unidade jurisdicional individualmente. Foram concedidos 11 selos, sendo nove na categoria Diamante e dois na categoria Ouro, representando o melhor desempenho já registrado pelas unidades do Tocantins.
Compuseram a mesa de honra do evento o presidente do TRF1, desembargador Federal João Batista Gomes Moreira; o diretor do Foro da SJTO, juiz federal Gabriel Brum Teixeira; o representante do governador do Tocantins, procurador-geral Klédson Moura; o desembargador federal Marcelo Velasco Nascimento Albernaz , do TRF1; o representante do presidente do TRF6, desembargador federal Marcelo Dolzany; o vice-diretor do Foro da SJTO, Igor Itapary Pinheiro; o procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado do Tocantins, Álvaro Lotufo Manzano; a representante do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins, Ana Laura, e o representante da prefeitura de Palmas, procurador-geral do município, Mauro Ribas.
Outras homenagens
Além da homenagem na Seção Judiciária do Tocantins, na última sexta-feira, dia 17 de maio, o desembargador federal Marcelo Albernaz também foi agraciado no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Na ocasião, o magistrado recebeu do presidente da Corte Eleitoral, desembargador João Rigo Guimarães, a medalha do mérito eleitoral pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do estado.
RF, com informação da Seção Judiciária do Tocantins
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região