Representantes dos Tribunais Regionais Federais das 1ª, 3ª e 5ª Regiões estiveram reunidos nessa quarta-feira, dia 19 de junho, no iJuspLab – Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo – sediado no TRF3, na capital paulista. O evento, que ocorre até amanhã, dia 21 de junho, tem como objetivo a troca de conhecimentos e experiências relacionadas ao uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema que vem transformando a tramitação de processos judiciais em meio digital.
Presente no evento, o juiz federal Náiber Pontes de Almeida, gestor dos Sistemas Judiciais da 1ª Região, afirmou que o debate é relevante para o futuro da Justiça Federal brasileira. Segundo ele, “o encontro é marcado por uma abordagem pragmática, com a intenção de promover não só a troca de experiências, mas também o compartilhamento de boas práticas e o auxílio mútuo entre os tribunais”.
Durante os três dias de encontro serão abordados diversos temas essenciais ao aprimoramento da Justiça Federal, tais como:
Infraestrutura necessária para o bom funcionamento dos sistemas judiciais eletrônicos;
Otimização dos sistemas e fluxos de trabalho para garantir eficiência processual;
Segurança da informação, com ênfase na proteção de dados e na realização de backups regulares;
Capacitação contínua dos servidores e magistrados no uso das novas tecnologias;
Importância das integrações em andamento para a interoperabilidade entre diferentes sistemas;
Discussão de projetos e ações estruturantes para o avanço da Justiça Federal;
Governança e o gerenciamento de projetos tecnológicos;
Melhoria no atendimento ao público e a experiência do usuário com os serviços judiciais;
Estruturação de equipes de Tecnologia da Informação (TI) capazes de suportar as demandas tecnológicas atuais e futuras;
Emprego da inteligência artificial e automações para acelerar a tramitação de processos; e
Visão de futuro da Justiça Federal, incluindo a migração para a nuvem como forma de modernização e economia.
Para o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF1 (Secin), Lucio Melre da Silva, o encontro renderá resultados substanciais. “A colaboração mútua entre as regiões federais é um passo importante para a uniformização e melhoria contínua dos serviços judiciários em todo o país”, afirmou.
Colaboração que "é um exemplo de como a tecnologia e a inovação estão sendo incorporadas ao sistema judiciário brasileiro com o objetivo de atender às demandas de uma sociedade cada vez mais digitalizada e em busca de respostas rápidas e eficazes de suas instituições públicas”, observou o juiz Náiber Pontes de Almeida.
Também participam do encontro representando o TRF1 os servidores Marcos Barbosa Andrade, diretor da Coordenadoria de Sistemas da Informação (Cosis); Erick Gama Touret de Faria, diretor da Divisão de Apoio do Processo Judicial Eletrônico (Dipje); Janderson Casado de Vasconcelos Santos, diretor da Divisão de Projetos de Sistemas (Dipsi); Leon Rafael Albernaz Mundim, diretor da Divisão de Operação de Centros de Dados (Diope), e Márcia Aparecida Fernandes Lemos da Silva, diretora da Divisão de Sistemas de Requisições de Pagamento (Direq).
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região