Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

TRF da 1ª Região recebe projeto básico do PPE

25/07/16 17:39

A Comissão de Gestão do Projeto Padrão (CGPP) recebeu da empresa de arquitetura contratada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), nesta segunda-feira, dia 04, em sua sede, em Brasília, o projeto básico das tipologias vertical e horizontal para construção das sedes próprias de Subseções Judiciárias da 1ª Região. Os documentos, que fazem parte de uma das fases de elaboração do Projeto Padrão de Edificações (PPE) do TRF1, serão analisados por membros da Comissão e da Divisão de Engenharia e Manutenção (Dieng) e deverão ser disponibilizados às seccionais em outubro de 2016.

O projeto básico visa definir todas as áreas físicas que deverão constar nos edifícios bem como apresentar soluções arquitetônicas relacionadas à flexibilidade de espaços, ao conforto térmico, à economia de água e à acessibilidade de pessoas deficientes.

O coordenador da CGPP, Maurício Pinheiro da Costa Souza, destacou a importância da conclusão desta etapa do Projeto. “É um momento importantíssimo porque esse é um produto que deve estar perfeito e sem falhas, pronto para uma licitação. (...). A gente já vem acompanhando com a empresa contratada a elaboração do projeto desde o início. Então, nós já temos uma noção bem aprofundada do que estamos recebendo”, destacou o servidor.

De acordo com o projeto, foram elaboradas duas tipologias básicas, uma vertical (para lotes menores) e outra horizontal, que compreendem dois tipos de subseções judiciárias: com uma ou duas varas federais (até 2.000 m²) e com três ou quatro varas (até 4.000 m²).

Para o diretor da Dieng, Euzébio Sá Cavaignac Neto, o Tribunal terá inúmeras vantagens com a execução do PPE, principalmente na área financeira. “Nós teremos uma economia muito grande, principalmente na parte de contratação de projetos, que será feita apenas uma vez. Após, teremos apenas mais alguns ajustes quanto à adaptação desse projeto à localidade em função do terreno do lugar e das exigências das concessionárias locais quanto à construção”, disse o diretor.

Segundo o cronograma estabelecido pela Comissão, a partir de janeiro de 2017 a equipe do Tribunal entregará às seccionais o termo de referência para contratação de serviços de engenharia para execução da obra do Projeto Padrão por meio de processo licitatório. Atualmente, no âmbito da 1ª Região, as Subseções Judiciárias de São Raimundo Nonato/PI, do Oiapoque/AP, de Aparecida de Goiânia/GO e de Diamantino/MT não possuem sede própria e pleiteiam, de acordo com processos que já tramitam no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do TRF1, a construção de suas sedes.

Estiveram presentes, ainda, no ato de entrega do projeto básico, o servidor da Dieng Cláudio Faustino Alves de Castro e os colaboradores Thiago Augusto Tavares, Maria Gabriela Petrillo, Hélio Heitor Ferraz Machado e Eduardo Salles, que irão auxiliar na análise dos documentos recebidos.


55 visualizações