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Imagem da Constituição Federal com uma lupa ao lado

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região é um órgão da administração direta da União que pertence ao Poder Judiciário. Apesar de existir autonomia entre os Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), a Constituição consagrou o conceito de freios e contrapesos nos seguintes termos:

Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

(...)

Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

(...)

Dessa forma, o Tribunal de Contas da União realiza fiscalizações para avaliar a atuação do TRF 1ª Região nos termos da Constituição.

No Poder Judiciário, há ainda outros órgãos de fiscalização, que a Carta Maior chamou de “sistema de controle interno de cada Poder”. Na Justiça Federal, os órgãos de fiscalização são o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho da Justiça Federal, cujas atribuições foram estabelecidas pela Emenda Constitucional 45/2004. Assim estabelece a Lei Maior:

Art. 103-B

(...)

§ 4º Compete ao Conselho [Nacional de Justiça] o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:

(...)

Art. 105

(...)

Parágrafo único. Funcionarão junto ao Superior Tribunal de Justiça:

(...)

II – o Conselho da Justiça Federal, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema e com poderes correcionais, cujas decisões terão caráter vinculante. 

Assim, com o objetivo de dar ampla transparência às atuações dos órgãos de controle externo, este Tribunal disponibiliza, nos links abaixo, as informações mais relevantes em relação às fiscalizações das instituições mencionadas.

Tribunal de Contas da União

Ações de controle externo realizadas pelo Tribunal de Contas da União

Auditoria para avaliar as ações governamentais e os riscos à proteção de dados pessoais 2021

O objetivo da fiscalização é avaliar a adequação das organizações públicas federais à Lei 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O trabalho culminou no Acórdão 1384/2022-TCU-Plenário, prolatado na sessão de 15/06/2022.

Os relatórios da unidade técnica do TCU provenientes desta auditoria estão disponíveis a seguir:

Relatório da Auditoria para avaliar a adequação à LGPD (PDF)

Relatório da Auditoria para avaliar a adequação à LGPD (ODT)

Relatório de diagnóstico individual de adequação à LGPD (PDF)

Relatório de diagnóstico individual de adequação à LGPD (ODT)

Levantamento sobre Governança e Gestão das organizações públicas federais 2021

O trabalho culminou no Acórdão 2164/2021-TCU-Plenário.

Todas as informações, inclusive o relatório e voto que fundamentaram o referido acórdão, estão disponíveis no seguinte sítio eletrônico: https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento-de-governanca/

Resultado Levantamento Governança e Gestão 2021 (PDF)

Resultado Levantamento Governança e Gestão 2021 (ODT)

Auditoria sobre a efetividade dos procedimentos de backup das organizações públicas federais 2020

Auditoria  realizada com objetivo de avaliar a efetividade dos procedimentos de backup e restore dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, mais especificamente sobre suas principais bases de dados e sistemas críticos.

O trabalho culminou no Acórdão TCU 1109/2021-Plenário.

Os relatórios da unidade técnica do TCU provenientes desta auditoria estão disponíveis a seguir:

Relatório da Auditoria nos procedimentos de backup (PDF)

Relatório da Auditoria nos procedimentos de backup (ODT)

Relatório individual TRF1 - Auditoria nos procedimentos de backup (PDF)

Relatório individual TRF1 - Auditoria nos procedimentos de backup (ODT)

Relatório comparativo - Auditoria nos procedimentos de backup (PDF)

Relatório comparativo - Auditoria nos procedimentos de backup (ODT)

Auditoria nas obras de construção da nova sede do Tribunal 2018

Trata-se de auditoria realizada pela Secretaria de Fiscali7ação de Infiaestrutura Urbana (SeinfraUrbana) no Tribunal Regional Federal da ia Região (TRF-1), no período compreendido entre 2/7/2018 e 6/7/2018, com o objetivo de avaliar a conformidade das obras de construção da sede do Tribunal em Brasília, Distrito Federal.

O trabalho culminou no Acórdão TCU 2407/2018-Plenário.

Relatório Auditoria das obras de construção da nova sede do Tribunal 2018 (PDF)

Relatório Auditoria das obras de construção da nova sede do Tribunal 2018 (ODT)

Levantamento sobre Governança e Gestão das organizações públicas federais 2018

O Tribunal de Contas da União vem realizando, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. A partir de 2017, o TCU unificou quatro levantamentos de governança (pessoas, TI, contratações e governança pública) realizados com foco nas organizações públicas, além de tornar o levantamento anual, público e parte integrante do processo de prestação de contas anuais. 498 organizações públicas participaram do levantamento com respostas válidas.

O trabalho culminou no Acórdão TCU 2699/2018-Plenário.

Todas as informações, inclusive o Acórdão 2699/2018-Plenário e o relatório e voto que o fundamentaram, estão disponíveis no seguinte sítio eletrônico: portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento-2018/resultados.htm

Resultado Levantamento Governança e Gestão 2018 (PDF)

Resultado Levantamento Governança e Gestão 2018 (ODT)

Auditoria da Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição 2018

Esta fiscalização foi determinada no Acórdão 2.623/2017-TCU-Plenario e tem por objetivo avaliar os controles referentes à concessão e ao pagamento da Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição (GECJ), instituída pelas Leis 13.093/2015 – Justiça Federal, 13.094/2015 – Justiça do Distrito Federal e Territórios, 13.095/2015 – Justiça do Trabalho e 13.096/2015 – Justiça Militar da União.

O trabalho está registrado no relatório a seguir e aguarda-se o acórdão proveniente desta auditoria.

RRelatório auditoria Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição 2018 (PDF)

Relatório auditoria Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição 2018 (ODT)

Auditoria de Informatização do Processo Judicial 2018

Trata-se de auditoria com o objetivo de avaliar a implementação e o funcionamento da informatização dos processos judiciais, em especial o Processo Judicial Eletrônico (PJe), e sua contribuição na desburocratização do Poder Judiciário federal (Tribunais Superiores, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), as estruturas de governança, os ganhos de eficiência, bem como duplicidades, sobreposições e/ou fragmentações.

O resultado do trabalho culminou no Acórdão TCU 1534/2019-Plenário.

Relatório Auditoria de Informatização do Processo Judicial 2018 (PDF)

Relatório Auditoria de Informatização do Processo Judicial 2018 (ODT)

Ciclo de Governança 2017

O Tribunal de Contas da União (TCU) tem realizado levantamentos de governança e gestão nos temas: tecnologia da informação, pessoas, contratações e governança pública. Para realizar essa pesquisa o TCU encaminha aos órgãos da administração um questionário com perguntas padronizadas para que as instituições façam uma autoavaliação.

Em 2017, o TCU integrou os quatro temas citados em um único questionário para possibilitar uma avaliação mais ampla e que concentre os resultados em um único documento. Considerando o princípio da transparência, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região apresenta os seguintes documentos relacionados ao levantamento realizado em 2017:

O Acórdão TCU nº 588/2018 – Plenário – resultados do levantamento de 2017

O relatório de autoavaliação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Outras informações estão disponíveis no site do TCU na área de governança pública.

Auditoria de Gestão de Precatórios 2017

Trata-se de Auditoria de Conformidade planejada e executada pela SecexAdministração a fim de verificar a conformidade dos procedimentos para depósitos em bancos públicos e para pagamentos de Precatórios (PRC) e Requisições de Pequenos Valores (RPV) administrados pela Justiça Federal, bem como avaliar a adequação e suficiência dos controles internos associados ao tema. O trabalho avaliou controles a nível de entidade e de atividade, nos Tribunais Regionais Federais da 1ª e 5ª Região, além de empregar Técnicas de Auditoria Assistida por Computador (TAAC) para avaliar as bases de dados referentes aos sistemas de gestão de precatórios das cinco regiões da Justiça Federal e do Conselho de Justiça Federal (CJF).

A auditoria fundamentou o Acórdão TCU 2732/2017-Plenário.

Relatório de Auditoria de Gestão de Precatórios 2017 (PDF)

Relatório de Auditoria de Gestão de Precatórios 2017 (ODT)

Auditoria de Contratação de Software 2017

Esta auditoria teve por objetivo avaliar o efeito das práticas comerciais adotadas por grandes fabricantes de software do setor de TI nas contratações realizadas pelo Poder Público e os riscos destas práticas imporem condições desfavoráveis às organizações públicas, tais como falta de competitividade nas licitações, dificuldades de negociação e imposição de cláusulas abusivas em contratos.

O resultado do trabalho culminou no Acórdão TCU 2569/2018-Plenário.

Relatório Auditoria de Contratação de Software 2017 (PDF)

Relatório Auditoria de Contratação de Software 2017 (ODT)

Levantamento sobre Governança e Gestão de Pessoas 2016

Em junho de 2016, o Tribunal de Contas da União realizou levantamento com o intuito de avaliar a situação atual e a evolução da governança e da gestão de pessoas em amostra abrangente de organizações da Administração Pública Federal.

O trabalho se baseou exclusivamente em dados declarados pelas organizações, coletados por meio de questionário de autoavaliação. No total, 352 organizações responderam aos itens do questionário.

Este trabalho culminou no Acórdão 358/2017-TCU-Plenário.

Resultado Levantamento Governanca e Gestao de Pessoas 2016 (PDF)

Resultado Levantamento Governanca e Gestao de Pessoas 2016 (ODT)

Levantamento sobre Governança de TI 2016

Para avaliar a situação de governança de tecnologia da informação (TI) na Administração Pública Federal, o Tribunal de Contas da União realizou levantamentos baseados em questionários que abordam práticas de governança e de gestão de TI previstas em leis, regulamentos, normas técnicas e modelos internacionais de boas práticas.

O relatório apresenta as respostas fornecidas pela organização, comparadas aos resultados consolidados do respectivo segmento e do grupo de organizações assemelhadas, além do resultado geral da avaliação. Esse documento permitirá que a organização avalie sua governança e gestão de TI em relação às boas práticas e às demais organizações da Administração, constituindo valioso insumo na definição de objetivos, no planejamento e no amadurecimento da TI. O resultado do levantamento realizado em 2016 culminou no Acórdão TCU 882/2017-Plenário.

Resultado Levantamento de Governança de TI 2016 (PDF)

Resultado Levantamento de Governança de TI 2016 (ODT)

Auditoria de Transparência dos Portais 2016

Trata-se de fiscalização que teve por objetivo avaliar o grau de aderência dos portais na internet de 135 organizações públicas federais à legislação de transparência, notadamente à Lei de Acesso à Informação - LAI, bem como às boas práticas definidas em guias de implementação e de avaliação de portais de transparência.

A auditoria fundamentou o  Acórdão TCU 1832/2018-Plenário.

O monitoramento das determinações do Acórdão TCU 1832/2018-Plenário culminou no Acórdão TCU 798/2020-Plenário.

Relatório Auditoria de Transparência dos Portais 2016 (PDF)

Relatório Auditoria de Transparência dos Portais 2016 (ODT)

Conselho Nacional de Justiça (Órgão de Gestão Superior)

Ação Coordenada de Auditoria em Governança Orçamentária e Financeira, Planejamento, Gerenciamento, Execução e Gestão Contábil 2019

A Ação Coordenada de Auditoria em Governança Orçamentária e Financeira, Planejamento, Gerenciamento, Execução e Gestão Contábil analisou a adequação orçamentária e financeira dos órgãos do Poder Judiciário, utilizando como base os requisitos estabelecidos na Legislação Federal, nas Resoluções CNJ nº 195/2014 e nº 198/2014, e nas boas práticas em gestão orçamentaria nacionais e internacionais.

O Relatório Final da Auditoria elaborado pela Secretaria de Auditoria do CNJ apresenta o resultado geral dos órgãos do Poder Judiciário e está disponível em: https://www.cnj.jus.br/sobre-o-cnj/auditoria/acoes-coordenadas-de-auditorias/ .

Encontram-se, também, no site do CNJ, painéis que apresentam uma visão geral do Poder Judiciário, com base na avaliação realizada por meio desta auditoria: https://paineisanalytics.cnj.jus.br/single/?appid=a6744a7f-5fb6-4598-9ad6-3776c260772c&sheet=6af64389-d8f9-45d5-876c-8610c31913f0&lang=pt-BR&theme=cnjlight3&opt=currsel.

Levantamento Anual de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário - iGovTIc-JUD

Trata-se de levantamento para avaliar o nível de maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário.

Os resultados anuais do “Levantamento de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário – iGovTIC-JUD” podem ser verificados no site do CNJ, que disponibiliza, ainda, Painéis em Governança e gestão de TI, projetos, processos, riscos e resultados de TI.

Conselho de Justiça Federal (Órgão de Controle Administrativo)

Auditoria 2019

Auditoria realizada pela Secretaria de Auditoria Interna do Conselho da Justiça Federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em cumprimento à determinação do Exmo. Senhor Ministro Presidente do Conselho da Justiça Federal contida na Portaria CJF 153, de 22 de março de 2019, abrangendo as áreas de licitações e contratos e de pessoal, bem como o monitoramento da Ação Conjunta de Auditoria, realizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pelos Tribunais Regionais Federais para Avaliação da Gestão Ambiental e Licitações Sustentáveis, com relatório final nacional emitido em março de 2016.

Relatório de Auditoria CJF 2019 (PDF)

Relatório de Auditoria CJF 2019 (ODT)

Auditoria em Governança e Gestão de Pessoas - 2018

Ação Conjunta de Auditoria, realizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pelos Tribunais Regionais Federais para avaliação de aspectos relacionados à governança na área de pessoal, ao planejamento da força de trabalho, à gestão do conhecimento, à avaliação de desempenho, ao clima organizacional e à retenção de talentos, com relatório final nacional emitido em agosto de 2020.

Relatório Final de Auditoria Conjunta em Governança e Gestão de Pessoas 2018 (PDF)

Relatório Final de Auditoria Conjunta em Governança e Gestão de Pessoas 2018 (ODT)

Auditoria de Transparência dos Portais 2018

Trata-se de auditoria realizada para avaliar o cumprimento dos normativos referentes a transparência pública nos portais do Conselho da Justiça Federal e dos tribunais regionais federais.

Relatório Preliminar de Auditoria Transparência CJF 2018 (PDF)

Relatório Preliminar de Auditoria Transparência CJF 2018 (ODT)

Auditoria 2017

Trata-se de auditoria realizada no Tribunal Regional Federal da 1ª Região entre os dias 20 e 24 de março de 2017 pela Secretaria de Controle Interno do Conselho da Justiça Federal para avaliar o desempenho da gestão quanto à legalidade, legitimidade, eficácia, eficiência, efetividade e economicidade.

Relatório de Auditoria CJF 2017 (PDF)

Relatório de Auditoria CJF 2017 (ODT)

Auditoria de Passivos 2017

Trata-se de auditoria especial realizada pela Secretaria de Controle Interno do Conselho da Justiça Federal (CJF) em conjunto com as unidades de controle interno no âmbito da Justiça Federal, para avaliar os pagamentos de passivos administrativos relativos a despesas com pessoal e encargos sociais, considerando a determinação da Excelentíssima Senhora Ministra Presidente do Conselho da Justiça Federal.

Relatório Final Consolidado - Auditoria de Passivos 2017 (PDF)

Relatório Final Consolidado - Auditoria de Passivos 2017 (ODT)

Auditoria nas obras da SJMG (ampliação do edifício-sede da Subseção Judiciária de Uberlândia e reforma do edifício-sede III em Belo Horizonte) 2016

Trata-se de Auditoria realizada na Seção Judiciária de Minas Gerais - SJMG entre os dias 7 a 11 de novembro de 2016, em cumprimento à determinação da Exma. Ministra Presidente do Conselho da Justiça Federal contida na Portaria n. 350, de 11 de outubro de 2016.

Relatório Auditoria nas obras da SJMG 2016 (PDF)

Relatório Auditoria nas obras da SJMG 2016 (ODT)

Inspeção Administrativa 2015

Conforme determinação contida na Portaria nº CJF-POR-2015/00244, foi realizada inspeção no Tribunal Regional Federal da 1ª Região – Área Administrativa entre os dias 12 a 21 de agosto de 2015.

Relatório inspeção administrativa CJF 2015 (PDF)

Relatório inspeção administrativa CJF 2015 (ODT)