O “Momento PJe” desta sexta-feira, 3 de maio, abordará o “Sistema de Mineração de Processos do Poder Judiciário (JuMP)”. O encontro será às 14h, via Teams, e é destinado a magistrados, servidores e colaboradores e contará com a mediação do juiz federal Náiber Pontes de Almeida, gestor dos Sistemas Judiciais da 1ª Região. A apresentação será conduzida pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Thiago Guerra.
Sobre o JuMP – Trata-se de uma nova ferramenta digital que o CNJ desenvolveu para ajudar os tribunais a identificarem gargalos no andamento dos processos e aprimorar o trabalho realizado nas unidades judiciárias.
A tecnologia que viabilizou a criação do JuMP é a mineração de processos, que varre bases de dados digitais e, a partir das informações encontradas, mapeia determinada rotina produtiva. Com representações gráficas (diagramas, esquemas e outros recursos visuais), a ferramenta localiza os pontos do fluxo onde há “congestionamentos” ou dificuldades que precisam ser superadas para melhorar o desempenho do setor.
Com a solução, os órgãos do Poder Judiciário podem identificar em quais setores e em que etapas da tramitação se acumulam as ações judiciais. Também é possível descobrir quais são as providências necessárias a serem tomadas para a movimentação de processos. Dessa forma, as varas serão capazes de reduzir o tempo de tramitação dos litígios com eficiência e celeridade.
O sistema faz parte da nuvem de aplicativos do CNJ, e está disponível na Plataforma Digital do Poder Judiciário – PDPJ.
Para trocar experiências e tirar dúvidas, acompanhe o Momento PJe.
TS
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região