O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) promove nesta segunda-feira, 18 de novembro, às 14h, a exibição do documentário “Filhas de Lavadeiras”, de Edileuza Penha de Souza, no Plenarinho do Edifício-Sede 3 do Tribunal, em Brasília/DF. O evento faz parte do 1º Circuito Equidade Racial em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima quarta-feira, 20 de novembro.
O documentário apresenta histórias de Mulheres Negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães, puderam ir à escola e refazer os caminhos trilhados pelas suas antecessoras. Após a exibição do filme, haverá roda de conversa com a cineasta Edileuza Penha de Souza. Participarão do debate a juíza federal Mara Lina do Carmo (coordenadora do Comitê de Equidade Racial da JF1/COER-JF1), o juiz federal Eduardo Pereira (coordenador adjunto do COER-JF1) e a servidora do TRF1 Andrea Leão (secretária do COER-JF1).
Edileuza Penha de Souza é doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desde 2006, desenvolve pesquisas na área de cinema, gênero e raça. Trabalha com Educação atuando nos temas: Educação Escolar Quilombolas; Arte e cinema africano e diaspórico; Cinema e cineastas negras; e Educação das relações étnico raciais.
A programação do 1º Circuito Equidade Racial continua, confira:
Durante todo mês de novembro