Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

22/03/2024 09:45 - INSTITUCIONAL

Auditoria Interna do TRF1 obtém nota 95,18% em programa de qualidade do CJF

imagem de um homem de terno com uma caneta na mão e na outra ele segura um gráfico, que demonstra uma curva de crescimento

A Secretaria de Auditoria Interna (Secau) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) divulgou, no dia 13 de março, o relatório do exercício 2023 referente ao Programa de Qualidade de Auditoria (PQA-JF), do Conselho da Justiça Federal (CJF). De acordo com a metodologia estabelecida pelo PQA-JF, a Secau está no Nível 5 (Avançado), e apresentou melhorias em todos os indicadores, alcançando as metas e níveis máximos do programa, resultando na nota 95,18% no Índice Geral de Avaliação Contínua dos Trabalhos de Auditoria Interna (IGAC). 

A avaliação periódica é realizada a cada dois anos e não considerada uma auditoria específica, mas, sim, a atuação da unidade de Auditoria Interna de forma geral. A nota de 95,18% significa que as práticas de auditoria estão sendo realizadas de acordo com as normas e padrões definidos e os mecanismos e instrumentos utilizados pela equipe são suficientes e atendem plenamente às necessidades dos envolvidos.

Os resultados desse trabalho são obtidos por meio de questionários elaborados pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e visam avaliar a qualidade dos trabalhos de auditoria sob as perspectivas do planejamento e execução do trabalho, relacionamento com a unidade auditada, comunicação dos resultados e preparo da equipe.  

Cabe ressaltar que, no ano de 2023, a equipe da Secau executou projetos para aprimorar suas atividades, o que demonstra a busca pela melhoria contínua de suas ferramentas e métodos de trabalho, assegurando o nível de excelência na prestação dos serviços de auditoria e consultoria.

Sobre o Programa: O PQA-JF foi instituído pela Resolução CJF 678/2020, e é uma ferramenta de avaliação dos trabalhos da Auditoria Interna no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus voltada ao aprimoramento dos serviços prestados e tem os seus resultados utilizados para direcionar os processos de capacitação dos servidores e a melhoria contínua da atividade de Auditoria Interna.

O relatório completo está disponível no PAe SEI 0000452-61.2024.4.01.8000, doc. 20088492.

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


145 visualizações

Veja também