A Secretaria de Auditoria Interna (Secau) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) divulgou, no dia 13 de março, o relatório do exercício 2023 referente ao Programa de Qualidade de Auditoria (PQA-JF), do Conselho da Justiça Federal (CJF). De acordo com a metodologia estabelecida pelo PQA-JF, a Secau está no Nível 5 (Avançado), e apresentou melhorias em todos os indicadores, alcançando as metas e níveis máximos do programa, resultando na nota 95,18% no Índice Geral de Avaliação Contínua dos Trabalhos de Auditoria Interna (IGAC).
A avaliação periódica é realizada a cada dois anos e não considerada uma auditoria específica, mas, sim, a atuação da unidade de Auditoria Interna de forma geral. A nota de 95,18% significa que as práticas de auditoria estão sendo realizadas de acordo com as normas e padrões definidos e os mecanismos e instrumentos utilizados pela equipe são suficientes e atendem plenamente às necessidades dos envolvidos.
Os resultados desse trabalho são obtidos por meio de questionários elaborados pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e visam avaliar a qualidade dos trabalhos de auditoria sob as perspectivas do planejamento e execução do trabalho, relacionamento com a unidade auditada, comunicação dos resultados e preparo da equipe.